Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental é marcada por grande sucesso e segue com programação especial no dia 21 de novembro

6 - 8 minutos de leituraModo Leitura
Gel Barbosa e Jana Vasconcellos

A terceira edição do Festival Recôncavo Instrumental confirmou seu lugar como um dos mais importantes eventos de música instrumental do país, atraindo público expressivo, fortalecendo o intercâmbio cultural e reafirmando o potencial criativo do Recôncavo Baiano no cenário musical internacional. Realizado entre os dias 10 e 15 de novembro, o festival movimentou cidades do Recôncavo e Salvador com shows, ações formativas e encontros inéditos entre artistas brasileiros e estrangeiros, celebrando diversidade, inovação e conexão entre diferentes linguagens musicais.

Sob direção artística e curadoria da pianista Simone Leitão, o evento promoveu experiências que dialogam entre o erudito e o popular, reunindo nomes reconhecidos da cena instrumental e talentos em ascensão. Com participações de artistas da Bahia, de outras regiões do Brasil, e de países como Argentina e Escócia, o festival mais uma vez cumpriu seu papel de ponte cultural entre territórios, idiomas e estéticas.

Após uma programação intensa, o festival segue com sua última data oficial, no dia 21 de novembro, na cidade de Cachoeira, com concerto às 19h no Cine Theatro Cachoeirano, reunindo Jana Vasconcelos, Gel Barbosa e o Quinteto de Sopros Aliseos. No mesmo dia, às 10h30, a Sede da Filarmônica Minerva Cachoeirana recebe uma ação formativa com o Quinteto de Sopros Aliseos, reforçando a missão pedagógica e de qualificação artística do evento.

O Festival Recôncavo Instrumental é realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo (IPR) e conta com patrocínio da Acelen e da Bahiagas – Governo da Bahia.

Mais uma vez, o festival celebra o Recôncavo como território vivo de criação, memória e futuro, onde a música instrumental se torna linguagem de pertencimento, resistência e potência global.

Sobre as atrações do último dia de evento

●       Gel Barbosa

Sanfoneiro paraibano de Serra da Raiz, vem de família de músicos e começou a tocar aos 12 anos. Virtuoso do instrumento, também atua como afinador, consertador, produtor, compositor, cantor e arranjador. Já acompanhou e gravou com diversos artistas renomados e se apresenta em duo com a violonista Jana Vasconcellos no Recôncavo.

●       Jana Vasconcellos

Violonista, compositora e arranjadora de Salvador, formou-se em violão clássico pela UFBA. Premiada em diversos festivais nacionais, lançou em 2022 seu primeiro álbum Vida em Cordas e venceu o Prêmio de Música Instrumental Tokio Marine Hall em 2023. Atualmente se apresenta em duo com o sanfoneiro Gel Barbosa.

●       Quinteto Alísios

Formado por cinco músicos e educadores especializados em instrumentos de sopro, reunidos pela busca de unir arte, pedagogia e música de câmara. Inspirado nos ventos alísios — símbolo de movimento, encontro e direção — o grupo representa a confluência de diferentes formações, trajetórias e origens em torno de um propósito comum: manter uma prática artística ativa, promover intercâmbio musical e fortalecer o ensino coletivo. Além de realizar concertos, o quinteto também atua com projetos educativos e participações em eventos, reforçando seu papel artístico e formativo, especialmente dentro do NEOJIBA.

Seus integrantes — João Pedro Nunes (flauta), Gabriel Marcaccini (oboé), Elisa Rangel Hill (clarinete), Bruno Peçanha (fagote) e Ronald Enrique Peña Zaira (trompa) — possuem carreiras sólidas e experiências nacionais e internacionais, passando por importantes orquestras, festivais, turnês, formações acadêmicas e projetos sociais. Com atuações que envolvem ensino, performance, composição, pesquisa, regência e produção musical, cada membro contribui com uma identidade artística singular, fortalecendo o grupo como um símbolo de excelência, colaboração e transformação social por meio da música.

Além da programação artística, no dia 21/11, será realizada uma importante ação formativa voltada à formação e integração musical: um Workshop com o Quinteto de Sopros Alísios, das 10h30 às 11h30, na Sede da Filarmônica Minerva de Cachoeira (BA). A atividade é destinada aos músicos da Filarmônica de Cachoeira, grupo amador de sopros e metais, e será conduzida por professores do NEOJIBA e/ou músicos da OSBA, reforçando o compromisso do festival com educação, inclusão e circulação de conhecimento.

O encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo entre profissionais de Salvador e músicos da região, estimulando o aprendizado técnico, a prática coletiva e a inspiração artística. Entre os conteúdos, estão apresentação dos músicos, demonstração de técnicas e sonoridades, prática conjunta com foco em afinação, articulação e dinâmica, além de um momento de troca e perguntas. A atividade encerra com uma execução coletiva, simbolizando integração e continuidade formativa, com resultados esperados como ampliação de repertório, vínculos culturais e incentivo a trajetórias de alto desempenho.

Histórico do Festival

Desde sua primeira edição em 2023, o Festival Recôncavo Instrumental se consolidou como um dos mais importantes encontros de música instrumental do país, promovendo diversidade cultural e intercâmbio artístico. Na estreia, reuniu aproximadamente 6.200 espectadores em cidades do Recôncavo Baiano e Salvador, com apresentações de artistas renomados como Sona Jobarteh, Daniel Guedes, Mário Ulloa, Melissa Laveaux e Hércules Gomes, além de grupos emblemáticos como Trio Árabe, Quarteto de Cordas e Piano, Camerata Concertante, Grupo Ventarola, Octeto de Sopros e Percussão, Sociedade Filarmônica Corpo Musical Filhos de Saubara, Filarmômica 19 de março e Filarmônica Lyra dos Artistas, ocupando espaços em , Santo Amaro, Cachoeira, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Saubara e Salvador.

A segunda edição, em 2024, manteve o caráter de intercâmbio e formação musical, reunindo cerca de 1.600 pessoas e apresentando artistas internacionais e nacionais de destaque, Gabriel Leite, Mamadou Sarr, Grupo Lírico, Srjan Vukasinovich, Jana Vasconcellos e Gel Barbosa, Jefinho Dias e Grupo, Coral Municipal de Madre de Deus, Simone Leitão, Thierry Lucas e Aare Tammesalu, Delia Fischer, Quinteto de Cordas, Bostjan Lipovsev, Gabriele Leite, Srjan Vukasinovich, Jam Delas, Hercules Gomes, Leila Maria Ubuntu, em cidades como Saubara, Acupe, Cachoeira e Salvador. Ao longo dessas edições, o festival consolidou sua proposta de valorizar a produção musical do Recôncavo em diálogo com sonoridades internacionais, fortalecendo a formação de novos públicos, ampliando horizontes artísticos e reafirmando o papel do Brasil como território criativo e promotor de encontros culturais de relevância global.

O Instituto Popular do Recôncavo (IPR), realizador do evento, reafirma, nesta terceira edição, seu compromisso com a cultura e a música local, oferecendo um espaço gratuito e acessível para o público vivenciar o melhor da música instrumental no coração da Bahia. O Recôncavo Instrumental também reforça a importância da presença digital do festival, ampliando seu alcance e permitindo que mais pessoas tenham contato com as apresentações e conteúdos formativos e também conta com o patrocínio da Acelen e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, e o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.

Sobre a Acelen

A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia de Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em menos de 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da planta industrial. Foi implementado o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho deste ano, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, a empresa está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e HVO (diesel verde) a partir da macaúba. Saiba mais em https://www.acelen.com.br/.

Sobre o IPR Bahia

Fundado em novembro de 2017, o Instituto Popular do Recôncavo – IPR Bahia tem o intuito de realizar projetos e ações multidisciplinares que ampliem, propiciem e conquistem novas oportunidades de crescimento para o Recôncavo, uma das regiões brasileiras de maior influência cultural do país, marcado por diversas manifestações afro culturais, assim como para o estado da Bahia.

Serviço:
Data: 21 de novembro

Local: Cachoeira

Entrada gratuita.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *