4º Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim reúne 13 restaurantes e muito samba
O 4º Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim acontece no dia 27 de agosto, das 11 às 20h, e vai proporcionar muitos momentos agradáveis e gostosos para soteropolitanos e turistas. Além de fomentar a cultura e economia local, o evento conta com uma grade musical para não deixar ninguém parado; Bambeia, Swing do Fora, Gal do Beco, CBX Samba Club e Samba Trator são as atrações que vão alegrar o
domingo de muita degustação.
O 4º Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim é realizado pelos Institutos Feira de São Joaquim e Vem Sambar e conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.
“Venha degustar o que temos de melhor” é o lema que comerciantes da Feira estão usando para convidar a todos para participarem e degustarem o que há de melhor na área; afinal de contas, o evento vai contemplar 13 pratos de restaurantes distintos..
Sobre o local:
Considerado desde 2014 como ponto turístico em Salvador, a Feira de São Joaquim, localizada na Cidade Baixa, é um complexo a céu aberto que reúne em seus corredores em formato de labirinto atrativo com frutas, legumes, verduras, proteínas das mais variadas, folhas para banho, imagem de santos e orixás; além de bares e restaurantes de frente para uma orla deslumbrante, movido a muito samba, som característico dos finais de semanas.
Os participantes e seus pratos:
- Bar e Restaurante São Jorge participando com o escondidinho de carne de fumeiro;
- Restaurante de Jacó participando com o carneiro com pirão;
- Recanto do Bené participando com o sarapatel;
- Sílvia Bar participando com a dobradinha;
- Toca do Teiú participando com churrasco à moda da casa;
- Jânio Bar participando com o assado misto ao molho madeira;
- Bar e Restaurante da Cigana participando com a moqueca de camarão à moda da casa;
- Restaurante Cheiro e Sabor da Sônia participando com peixe frito e salada especial da casa;
- Restaurante Tempero de Mãe participando com costelinha com pirão de leite;
- Bar e Restaurante Tia Jane participando com moqueca de fato com ovo de codorna;
- Bar e Restaurante do Edy participando com a feijoada da casa;
- Cantinho da Dadá participando com rabada com pirão;
- Restaurante Pôr do Sol participando com o escondidinho de camarão;
Na oportunidade, será servida também, uma suculenta e deliciosa feijoada com 100 quilos de feijão, no Píer do Samba, a partir das 14h30min.
Atrações:
CBX Samba Club:
Formada em 2014, a banda que traz em seu nome uma homenagem à Cidade Baixa, região da cidade de Salvador, local onde o vocalista Renan Nascimento se iniciou na música, que traz em sua essência a influência de ritmos como o samba chula e o samba raiz, além dos traços do pagode baiano.
O som da banda miscigena em seu repertório estilos que vão da MPB ao Rock, mas sem perder a sua essência; incluindo canções autorais que fazem muito sucesso por onde a banda passa.
Bambeia:
Com 23 anos de existência, conhecido em todas as rodas de samba da Bahia, tem a maioria dos músicos residentes do bairro de Cajazeiras; sua diversidade de segmentos dentro do samba flexibiliza seu o repertório com canções conhecidas pelo público e um trabalho autoral que é conduzido pelo cantor e compositor Rogério Bambeia.
Gal do Beco:
Em 1979, Maria das Graças Silva veio de mudança para Itapoan (Salvador), com dois filhos e recém separada. Precisou pegar no pesado e abriu um bar na Avenida Vasco da Gama. Na inauguração do bar, numa quarta-feira, rabada e muito samba com os amigos. A festa foi tão boa que durou até o outro dia, e na semana seguinte, as pessoas voltaram procurando pela deliciosa rabada e pelo samba do beco. Era um espaço simples, mas acolhedor, carinhosamente chamado de Beco, daí seu nome artístico.
Na época, Gal ainda não cantava, mas no começo dos anos 80 começou a ensaiar algumas músicas e a participar como cantora em pequenos eventos. Foi em 1993 que teve sua primeira noite cantando profissionalmente. Convidada por Oscar Penha (Batatinha) ela cantou na Noite do Samba, um dos eventos mais consagrados do samba em Salvador. Já são mais de 30 anos de samba como cantora solo.
Gal já fez shows com Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Waldir Lima, e depois de passar por princesa, rainha, hoje é considerada a senhora do samba de Salvador. Não é à toa que os novos sambistas a tomam por madrinha.
Samba Trator:
Um dos mais novos representantes do samba baiano, a banda Samba Reator foi criada em 2013, a partir de uma resenha entre amigos, que já tocavam em outros grupos de samba de roda do bairro do Engenho Velho de Brotas, a principal célula para compor o repertório da banda que hoje é capitaneado por Juraci Santos.
Swing do Fora:
A banda composta por um time de músicos invejável traz André e Everedy que fizeram parte do grupo Degraus da Fama, e em seguida, formaram o Fora da Mídia, onde caminharam por quase 20 anos. Danilo Conceição que comandou o Samba Mocidade por 10 anos, chegou há dois anos para dar frescor ao vocal.
“É o antigo Fora da Mídia, com uma roupagem mais moderna, um ritmo solto e fora da caixa, mas sem perder a essência do melhor do samba”, assim define Dan Conceição, vocalista.
No repertório segue como referência o samba do recôncavo, samba de roda da Bahia e passeiam por Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e sucessos contemporâneos. A banda possui um CD intitulado Ao Vivo na Feira, gravado no início de 2022, com cinco músicas autorais: “Dinheiro no chão” de Tonho Copque e Miltinho Dourado, “Xoxô passarinho” de Carcará, “Picolé de cajá” de Caçote, “Desejo te amar” de Reinaldo Popó e “Buquê de flor” de Nildo Santos, esta última com um projeto para gravação do videoclipe, em breve.
SERVIÇO:
O que: 4? Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim
Atrações musical: Bambeia, CBX Samba Club, Gal do Beco, Samba Trator e Swing do Fora
Quando: domingo, 27 de agosto, das 11 às 20h
Onde: Feira de São Joaquim (Água de Meninos)
Quanto: gratuito
Classificação: livre
Outras informações: (71) 98819-7972