Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cineasta indiana exibe filme no CEAO/UFBA

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Cineasta_indiana

No dia 14 de julho (sexta-feira), às 16h, o Centro de Estudos Afro-orientais da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), em seu Auditório Milton Santos, acolhe sessão do filme “What the Fields Remember” (2015), da cineasta indiana Subasri Krishnan, que está na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Com 52 minutos de duração, original em Bengali e inglês, legendado em inglês, o documentário revisita o massacre de Nellie, ocorrido no estado de Assam, na Índia, explorando as ideias de memória, violência e justiça através das narrativas de sobreviventes. Após a sessão, Subasri participa de um bate-papo com os presentes, com tradução de mediador.

Em 18 de fevereiro de 1983, durante seis horas, mais de 2 mil muçulmanos falantes de Bengali foram mortos na cidade de Nellie e suas aldeias vizinhas. As casas das pessoas foram queimadas e seus campos, destruídos. A maioria dos que morreram era de idosos, mulheres e crianças. Até o momento, o massacre de Nellie permanece à margem da história pública da Índia e é praticamente eliminado da memória coletiva da nação.

O filme, já exibido em importantes festivais internacionais de cinema, adentra este acontecimento três décadas depois do ocorrido. Dos sobreviventes, Sirajuddin Ahmed e Abdul Khayer recontam o evento e expressam suas angústias com a perda e as memórias que se recusam a desaparecer. O documentário tenta entender como os espaços físicos que testemunharam os fatos continuam a marcar o relacionamento das pessoas com a história e a memória. Também suscita questões em torno da memória coletiva: do que escolhemos lembrar e por que escolhemos esquecer.

Subasri Krishnan, além de cineasta, encabeça o Media Lab do Indian Institute for Human Settlement (IIHS), instituição educativa que lida com temáticas urbanas, onde leciona e faz a curadoria do festival Urban Lens. Seus filmes lidam com política contemporânea. O primeiro deles, “Brave New Medium”, trata de censura à internet no Sudeste Asiático. “This or That Particular Person” se volta para a noção de documentos de identidade oficiais e recebeu o prêmio de Melhor Curta Documentário no Festival Internacional de Curtas e Documentários de Kersala (IDKSFFK), em 2013. Ela também é diretora da edição de 2017 do festival de cinema da International Association of Women in Radio and Television (IAWRT).

VILA SUL – Oficialmente inaugurado em novembro de 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia é o terceiro no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeiro e único da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. Sua proposta é de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo. A vinda dos residentes se baseia no seu interesse genuíno em questionamentos que abordem perspectivas do tema ou que promovam o diálogo entre países deste hemisfério. Além de vivenciar a cidade e o estado, os visitantes têm contato com produções e agentes culturais locais, num intercâmbio de referências, experiências e conhecimentos. Entre 2016 e 2017, 27 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade. Atualmente, entre junho e julho, mais quatro residentes estão hospedados: além de Subasri, participam o coreógrafo norte-americano Adam Kinner, radicado no Canadá; o artista gráfico alemão Gunther Schumann; e o arquiteto e curador egípcio Mohamed Elshahed.

SERVIÇO

“What the Fields Remember” (2015), de Subasri Krishnan (Índia)

52 min. Bengali e inglês, com legenda em inglês.

Quando: 14 de julho (sexta-feira), 16h

Onde: Auditório Milton Santos do CEAO/UFBA (Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho)

Quanto: Gratuito

Site: www.goethe.de/bahia

| Instagram: @goethe.bahia

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *