Prefeitura de Salvador lança programação de espaços culturais
A chegada da temporada primavera-verão em Salvador vai contar com uma agenda cultural e artística especial em cinco espaços na capital, pertencentes à Prefeitura de Salvador. A Cidade da Música da Bahia (Comércio), A Casa do Rio Vermelho, Casa do Carnaval da Bahia (Pelourinho), Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes (Barra) anunciaram o calendário de ações que tem início em setembro e seguem até fevereiro.
Parte do calendário é destinada a 16ª edição da Primavera dos Museus, temporada anual de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros e incentivar a visitação.
A titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Andrea Mendonça, vê na programação a oportunidade de ampliar o acesso de soteropolitanos aos espaços, bem como um atrativo para o setor de turismo na capital. “Essa ação chega como reforço para que os moradores e visitantes possam visitar os equipamentos culturais. Nossa intenção é aumentar o fluxo turístico interno, estimulando a circulação de pessoas em nossa cidade e, consequentemente, melhorar ainda mais o índice do setor na capital soteropolitana. Recentemente, de acordo o Booking.com, Salvador está entre os destinos mais reservados para passar o feriado da Independência, e ainda foi citada pela revista Condé Nast Traveller, de Londres, como o melhor destino para passar o Natal em 2022,” declarou.
O calendário de cada um dos espaços foi definido mensalmente por temas pela Via Press, empresa vencedora da licitação para a gestão dos equipamentos culturais. Em setembro, A Casa do Rio Vermelho, a Casa do Carnaval da Bahia, e os espaços Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé de Artes são influenciados pela primavera, enquanto a Cidade da Música da Bahia celebra o primeiro aniversário.
Em outubro, o Dia das Crianças toma conta dos espaços que funcionam no Rio Vermelho, Barra e Pelourinho, enquanto que no equipamento cultural do Comércio os 55 anos da Tropicália são celebrados por lá. Em novembro, Todos os Santos dão o tom da programação da Casa do Rio Vermelho, e o Mês da Consciência Negra inspira as ações nos demais espaços.
Em dezembro, o Natal é o tema das ações da Casa do Rio Vermelho e dos espaços Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé das Artes. Já a Cidade da Música da Bahia faz homenagem especial ao maestro Letieres Leite, um dos maiores músicos do Estado e que completaria 63 anos no dia 8 de dezembro. Já a Casa do Carnaval da Bahia traz as festas populares para sua programação.
Abrindo o ano de 2023, no mês de janeiro “Brinquedos e sapos” inspiram a Casa do Rio Vermelho; os blocos afros são homenageados no espaço do Pelourinho; os Novos Baianos ganham homenagem na Cidade da Música da Bahia e as festas populares chegam aos equipamentos culturais da Barra.
Em fevereiro, “O País do Carnaval”, uma das obras de Jorge Amado, é o tema central das ações da casa onde o escritor morou. Os trios elétricos ganham destaque na programação da Casa do Carnaval da Bahia, enquanto que na Cidade da Música da Bahia o tema é O Carnaval em Cada Esquina. Nos equipamentos culturais na Barra, localizados na beira do mar da Bahia, Iemanjá é celebrada no mês dedicado a ela. As ações serão anunciadas mês a mês nas redes sociais de cada espaço. Confira abaixo:
A Casa do Rio Vermelho
https://www.instagram.com/casadoriovermelho
Casa do Carnaval da Bahia (Pelourinho)
https://www.instagram.com/casadocarnavaldabahia
Cidade da Música da Bahia (Comércio)
https://www.instagram.com/cidadedamusicadabahia
Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes (Porto da Barra)
Os fortes da Barra, que abrigam os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé de Artes, terão uma programação integrada. Estão previstas feiras de artes, oficinas de fotografia, oficinas de artes para crianças, observatório de estrelas (Ouvir Estrelas), contação de histórias e visitas temáticas. Dando as boas-vindas à primavera, no dia 22 (quinta-feira) o Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana lança o projeto “Fotograma”. A cada edição, um fotógrafo da casa vai falar sobre o seu processo criativo. Para a “Contação de História”, a inspiração será o livro Lendas Africanas dos Orixás, com fotografias de Pierre Verger e ilustrações de Carybé. A Visita de Compadres integra um circuito de mediação entre os dois espaços. O Forte das Artes promove uma oficina de artes nos espaços. Mais informações em https://www.instagram.com/espacopierreverger/ e https://www.instagram.com/espacocarybe/. Quarta a segunda, 10h às 18h.
