4ª. Edição do Festival Petiz abre inscrições para o Seminário Cultura, Infância e Juventude – Práticas do fazer teatral
A 4a. Festival Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude, traz o 6o. Seminário Cultura, Infância e Juventude – Práticas do fazer teatral, que ocorrerá online de 07 a 09 de março de 2023, das 19h às 21h30, para educadores, artistas, agentes comunitários e culturais. A partir de uma abordagem entre teoria e prática, o seminário traz em sua programação: “Roda de conversa: O
Teatro de animação e as possibilidades do criar”, “Roda de Conversa: Pela construção de um imaginário antirracista” e “Encontro: Experiências do Ensino de Arte”. Os interessados e interessadas deverão fazer suas inscrições através do https://www.sympla.com.br/evento-online/seminario-cultura-infancia-e-juventude-praticas-do-fazer-teatral/1881937 contribuindo com o valor de R$ 30,00. Para apresentação de trabalho as inscrições vão de 22 a 27 de fevereiro de 2023, já para ouvintes de 22 de fevereiro a 07 de março de 2023.
Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o fazer teatral para crianças e jovens, o seminário continua com sua versão online, possibilitando a participação de educadores, artistas, agentes comunitários e culturais de todo o país. O Petiz deseja que o público possa potencializar suas práticas, abordando diversos aspectos das artes da cena, num diálogo sobre a teoria e a prática com o contexto da educação formal e informal.
A programação se inicia com a “Roda de conversa: O Teatro de animação e as possibilidades do criar”, com mediação de Renata Berenstein e participação de Eliete Teles e Rubenval Meneses, artistas e educadores do Teatro Ereoatá da Bahia, e Henrique Sitchin, criador e atual diretor e coordenador da Cia. Truks de São Paulo. O segundo dia traz o tema “Pela construção de um imaginário antirracista”, com Antônio Marques, do grupo de teatro Arte Sintonia (BA), e Marina Esteves, do Coletivo O Bonde (SP). A mediação será de Poliana Bicalho. No terceiro e último dia acontecerá o “Encontro: Experiências do Ensino de Arte”, um espaço de compartilhamento de experiências no campo da educação formal e informal de ensino, que terá a mediação da professora Drª da UESB Iara Cerqueira. “Para o Petiz é fundamental o re-conhecimento dos fazeres dos educadores, em seus contextos reais. O Encontro ¨Experiências do Ensino de Arte” atua como uma plataforma de intercâmbio e valorização da presença da ARTE na vida de crianças e jovens.”, diz Poliana Bicalho, coordenadora artístico pedagógica do festival.
Além do seminário, o Festival Petiz realizará outras atividades, como: a Feira do Troca-Troca, Oficinas Artísticas, Visitas Mediadas e Mostra de Espetáculos. O Festival Petiz é uma idealização de Poliana Bicalho, mãe, professora de teatro, produtora e mediadora cultural e Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral. Nesta edição, o evento conta com a parceria da CRIARE – Projetos Culturais e Educacionais, do CBTIJ – Centro Brasileiro Teatro para a Infância, PPGCEL- Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem (UESB) e Juventude e da UQAM – École Supérieure de Théâtre. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Este projeto está em consonância com as políticas públicas de promoção de ações no campo da cultura voltadas para as infâncias e juventude, e tem como objetivo a valorização destes sujeitos enquanto produtores culturais, oportunizando ações de formação e reflexão, envolvendo artistas e educadores. Deseja-se ainda que este projeto inspire, outros fazedores culturais a qualificar suas ações voltadas para as infâncias e juventudes, tendo uma abrangência nacional.
Mais informações pelo site https://www.festivalpetiz.com.br/ e https://www.instagram.com/festivalpetiz/ e https://web.facebook.com/festivalpetiz
Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude é um projeto bienal de mediação cultural, fomento e difusão da produção artística voltada para infância e juventude. Sua primeira edição ocorreu em 2016. O Petiz tem como objetivo pautar a importância da educação do sensível para crianças e jovens, discutindo o papel da arte na formação da identidade desses sujeitos. Para isso, é composto por diversas ações tais como: Seminário, Oficinas, Visitas Mediadas, Feira do Troca-Troca e Mostra de Espetáculos.
SERVIÇO:
Evento: 6o. Seminário Cultura, Infância e Juventude – Práticas do fazer teatral
Dias: 07 a 09 de março de 2023
Horário: 19h à 21h30
Valor: R$ 30,00
