Lançamento de Transbordos fecha o verão no Rio Vermelho
Ao pôr do sol do dia 16 de março, quinta-feira, os salões do Postudo, no Largo de Santana, se abrem mais uma vez para um lançamento literário: o livro Transbordos, do escritor, jornalista, publicitário e viajante “pé no trilho” Luiz Afonso Costa.
O evento está calibrado para reeditar o clima de celebração dos concorridos lançamentos de Anos 70 Bahia e Aldeia do Mundo.
Em publicação bem cuidada da Solisluna Editora, Transbordos relata, em 22 capítulos, a peregrinação aventureira do autor em trens, estações e cidades da Europa central no outono de 2000, iniciada após uma semana de embalos e desregramentos em Barcelona.
Entre a hora da partida, na estação de Sants, e o desfecho enigmático no subsolo de um hotel no centro de Amsterdã, uma quinzena depois, a viagem de Lula Afonso é recheada de incidentes e desafios: o autor é revistado pela polícia no trem noturno que atravessa o sul da França, encara bebedeiras e desatinos na Oktoberfest de Munique, foge de skinheads na madrugada de Berlim, desvenda um atalho quântico para o planeta Alpha Centauri na ferrovia para Praga, filosofa com uma prostituta no distrito da Luz Vermelha.
E sobram viagens dentro das viagens, em ambientes e situações em que a ficção transborda sobre a realidade.
