No dia 15 de março haverá a abertura da exposição Ancestral Graphics (Grafismo Ancestral) de Yosh José no Nordic Black Theatre, em Oslo-Noruega.
Yosh José, natural de Salvador-Bahia, Brasil, é artista visual formado pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira pela Fundação Visconde de Cairu
No dia 15 de março haverá a abertura da exposição Ancestral Graphics (Grafismo Ancestral) de Yosh José no Nordic Black Theatre, em Oslo-Noruega.
Nesta exposição, o artista leva para Oslo temas das religiões afro-brasileiras e dos orixás. A temática foi amplamente descoberta e desenvolvida no início dos anos 2000 no processo, e de alguma forma, como consequência de viver como imigrante na Noruega. Para esta mostra ele desenvolveu uma arte em homenagem ao país que se junta à cultura, à fé e à ancestralidade baiana, denominada Pedra do Púlpito. As obras também possuem referências da vida e dos comportamentos urbanos de Salvador.
As artes são apresentadas em papéis “fine art” emoldurados e não emoldurados e tecidos grandes, sendo que os tecidos farão parte de uma performance da atriz Fernanda Veloso, também soteropolitana, no dia da inauguração. Nesta exposição, Yosh mergulha em suas raízes para criar seus trabalhos. Estes são então vetorizados para que possam ser aplicados a diferentes materiais e dimensões.
A exposição “Ancestral Graphics” ficará em cartaz de 15 de março a 15 de maio, no Nordic Black Theatre, em Oslo, na Noruega.
