Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Festival Petiz realiza feira de troca de livros e brinquedos para crianças de todas as idades, no Palacete das Artes

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
petiz_feira_2016

Brinquedos muito legais que estão guardados há muito tempo e livros super interessantes que estão na estande sem ser lidos ainda podem ser úteis para outras crianças.  Essa é a proposta da Feira do Troca-Troca, promover um espaço destinado à solidariedade e ao consumo consciente, através de trocas de livros e brinquedos entre as crianças de todas as idades. Como uma das atividades realizadas pelo Festival Petiz, a feira acontecerá dia 18 de março,  das 14h30 às 17h, no Palacete das Artes.

 

A feira é um espaço lúdico e dinâmico, cheio de atividades e brincadeiras. Em meio a troca de brinquedos,  as crianças vão se divertir com as palhaças e estripulias do palhaço Cabelinho e serem levadas a outros mundos com as histórias contadas por Mário Omar, que além de contador de histórias,  é capoeirista e pesquisador da cultura popular e tradição oral. Teremos ainda, na programação a  atividade artística Brincando de Barro com Marlice Almeida,  Oficina Livre de  Cerâmica, com o objetivo de favorecer a imaginação artística/criativa, para crianças de 07 a 12 anos.

A Feira foi idealizada como uma maneira engajada e divertida de repensar a forma de consumo de adultos e crianças, estimulando assim a prática da troca brinquedos, ao invés da compra. A iniciativa serve para sensibilizar as pessoas sobre as consequências do consumismo infantil e minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dele.  “O festival Petiz realiza a Feira do Troca-Troca desde 2016. Nossa inspiração é o trabalho desenvolvido pelo Instituto Alana. Entendemos que este é um espaço importante para que as crianças possam exercer o direito à cidade. Lugar de criança é nos teatros, museus, praças, etc. Mas, para isso é preciso que a sociedade compreenda a importância deste trabalho com as infâncias.”, declara Poliana Bicalho, umas das idealizadoras do evento.

Além da Feira do Troca-Troca, o Festival Petiz realizará outras atividades nos próximos meses, como: Oficinas Artísticas, Visitas Mediadas e Mostra de Espetáculos. O Festival Petiz é uma idealização de Poliana Bicalho, mãe, professora de teatro, produtora e mediadora cultural e Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.  Nesta edição, o evento conta com a parceria da CRIARE – Projetos Culturais e Educacionais, do CBTIJ – Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude, do Palacete das Artes  (IPAC/SecultBA),  da UQAM – École Supérieure de Théâtre.

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Este projeto está em consonância com as políticas públicas de promoção de ações no campo da cultura voltadas para as infâncias e juventude, e tem como objetivo a valorização destes sujeitos enquanto produtores culturais, oportunizando ações de formação e reflexão, envolvendo artistas e educadores.  Deseja-se ainda que este projeto inspire, outros fazedores culturais a qualificar suas ações voltadas para as infâncias e juventudes, tendo uma abrangência nacional.

Mais informações pelo site https://www.festivalpetiz.com.br/ e pelas redes sociais https://www.instagram.com/festivalpetiz/

Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude é um projeto bienal de mediação cultural, fomento e difusão da produção artística voltada para infância e juventude. Sua primeira edição ocorreu em 2016. O Petiz tem como objetivo pautar a importância da educação do sensível para crianças e jovens, discutindo o papel da arte na formação da identidade desses sujeitos. Para isso, é composto por diversas ações tais como: Seminário, Oficinas, Visitas Mediadas, Feira do Troca-Troca e Mostra de Espetáculos.

Serviço:

O que: Feira do Troca-Troca

Data: 18 de março de 2023

Local: Palacete das Artes (R. da Graça, 284)

Horário: 14h30 às 17h00

Gratuito

Participação: Palhaço Cabelinho, do contador de histórias Mario Omar, da arte-educadora Marlice Almeida

www.festivalpetiz.com.br

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *