Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Xirê das Pretas 2023, evento de fomento a Cultura Preta protagonizadas por mulheres negras, com um olhar especial para a senhoras da maior idade.

2 minutos de leituraModo Leitura
XIRE_DAS_PRETAS_2023

No dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha e da nossa Teresa de Benguela, quilombola que viveu nas margens do rio Guaporé liderou o seu povo e protegia

também os povos indígenas contra o estado opressor, seguimos o exemplos na busca por igualdade, com ações importantes para seguirmos abrindo caminhos, um dia grande visibilidade das pautas urgentes e necessárias ,pois corpos negros estão tombando e as mulheres negras perdem suas crianças e familiares em uma sequencia brutal, sendo todas as pautas de necessidades essências para a sobrevivência.

 

As mulheres negras da melhor idade são precursoras de lutas, histórias e vivências que abriram caminhos para que hoje possamos ser mulheres protagonistas das nossas histórias e exercer os nossos direitos

O Xirê traz ações em roda, mulheres farão as suas falas sobre o enfrentamento das violações e violências do racismo, patriarcalismo, sexismo, LGBTQIA+Fobia e intolerância religiosa. Vivências informativas e formativas na roda, teremos Musicalidade com o Angola Menina, dança com o Bailar Ancestral, música com o Afoxé Kizumba, Afoxé Filhas de Gandhi, recitais de Poesias, Desfile e Ações. Atividades abertas para Todas, Todos e Todes.

Esperamos através da roda, ecoar com sabedoria o aprendizado para que no dia a dia se pratique o respeito e a convivência com as diferenças e diversidades, com muita afetividade e acolhimento.

Programação:

Atividade I – 15hs Xirê das pretas: “diferentes sim, desiguais não” Roda de mulheres negras com diálogo, dança, história, poesia, música e vivências.

Atividade II – 16hs Vivência de capoeira angola: “da capoeira ao samba”. Com a professora Emili Arraia- Projeto Vivência de Angola.

Atividade III – !7hs Bailar Ancestral com a Professora Yalorixá Nitorê Akadã – Asé das danças dos Orixás, através da metodologia dos elementos utilizados nas danças dos povos Originários de Terreiro.

Atividade IV – 18hs Afoxé Filhas de Gandhi, Afoxé Kizumba e grupo percussionista.

Local: Oficina de investigação, rua Portas do Carmo, 24, próximo a casa Jorge Amado – Pelourinho. Realização: Coletivo Amuleto e Nega Oxum

Arte e texto: @emili_o7

#julhosdaspretas #marchadasmulheresnegras #racismo #25dejulho #diaseterezadebenguela #potenciadamulhernegra

 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *