Pretas têm Dendê encerra mês de julho com o concurso Miss Black Federação 2023, neste sábado (29)
Após uma série de ações em homenagem ao Julho das Pretas, o evento sociocultural “Pretas têm Dendê” encerra o mês temático com a cerimônia final, o concurso
Miss Black Federação – 6ª Edição. O evento, realizado por membros da comunidade, acontece no Centro Social Urbano da Federação (CSU), neste sábado (29/07), a partir das 13h. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.
O tema do desfile deste ano é “Wakanda Forever”, em homenagem ao filme Pantera Negra (Marvel). Acontecerá também o tradicional circuito moda praia que antecede o principal. As modelos serão avaliadas por um time de jurados composto por especialistas como Pepê Santos, booker fashion internacional da agência One Models e diretor artístico do concurso Beleza Black. Thesco Silveira, fotógrafo internacional premiado (35 Awards) também compõe a mesa de jurados.
A produtora cultural e modelo, Gilsilene Araújo traz toda a sua bagagem de idealizadora do projeto Raízes Mucunã, um coletivo de moda e afro-empreendedorismo para o jurí. A jornalista, ex-modelo, Miss Garota Periferia Adulto 2019 e Beleza Black Simpatia 2020, Kelly Silva também fará a avaliação das modelos.
Também se fazem presentes no jurí Ana Paula Matos, vice-Prefeita e Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Lordelo, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude, Tatiane Carvalho, Mãe Alana Carvalho, Michele Daltro e Érica Vitório.
Além do desfile, o Pretas contará com apresentação de samba de roda com o grupo de idosas Estrela, sessão de poesia com Wesley Guedes, e rodas de conversa sobre literatura e ancestralidade.
Pretas 2023 – Um conjunto de ações
As modelos que se inscreveram puderam participar de diversas ações realizadas pela equipe do Pretas têm Dendê antes do evento final. Neste ano, a “Mostra Cultural do Pretas têm Dendê” foi realizada no Salvador Norte Shopping, no próprio 25 de Julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela. O evento contou um ensaio aberto onde as modelos vestiram marcas de afro-empreendedores de Salvador e RMS, apresentações musicais, poesia e diálogos.
Outras atividades socioeducativas sobre o 25 de Julho foram realizadas neste ano com as modelos e seus responsáveis, como o encontro mediado pela jornalista baiana Iasmim Moreira. “É um prazer fazer parte desse processo de integração entre as candidatas e seus pais, avós, tios e tias, trazendo muita história, referências e consciência social. Afinal, ser miss, não é apenas ser um rostinho bonito, mas sim, carregar em sua essência a história de mulheres, sobretudo, mulheres pretas”, afirma Iasmim.
A proposta do Pretas têm Dendê é quebrar paradigmas e estereótipos na moda. Sejam pretas, brancas, lisas, crespas, gordas, trans, lésbicas, idosas, o “Miss Black Federação” vem para homenagear e empoderar a multiforme manifestação da cultura e da beleza negra da comunidade da Federação.
Como explica um dos idealizadores do evento, o produtor Daniel Silva, o concurso é um evento sem preconceitos e aberto para outros públicos. “Os jovens são potência. Essa celebração possui uma simbologia de integração e quebra de preconceito. O nosso concurso é aberto para todes, LGBTQIAPN+, PCD’s e todes que quiserem somar forças nesta resistência”, ressalta.
A coordenadora do CRAS Federação e também idealizadora do projeto, Daianne Silva, afirma que “Os Pretas é possibilidade, os Pretas é o momento que nos permite a sonhar e acreditar que apesar das limitações cotidianas e principalmente econômica, podemos sonhar e acreditar que somos ilimitadas e que estaremos atentas e fortes uma ajudando as outras como acreditamos que dever ser. Um detalhe importante nos Pretas não estamos só”.
O evento é produzido pela Idealize Produtora, em parceria com a Ofó Comunicação, Dendê Cliques, TV Estado Bahia, TV Pelourinho, Studio Érica Vitório, Studio Mil Mar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Federação), Centro Social Urbano (CSU Vasco da Gama) e Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE).
Serviço:
O que: Pretas têm Dendê realiza Miss Black Federação 2023
Quando: 29 de Julho, a partir das 13h
Onde: Centro Social Urbano da Federação (CSU)
Fotos: Dendê Cliques
