Funceb celebra cultura popular no Centro Histórico de Salvador nesta terça-feira (22)
“O cortejo artístico reforça a relevância da implementação de um espaço exclusivo para tensionar as experiências, temáticas e técnicas que transitam nas práticas educativas e estéticas das danças populares e afro-brasileiras”, comenta.
O Cortejo Artístico Sob o Sol da Liberdade retoma os tradicionais cortejos que aconteciam no Centro Histórico, como forma de manter viva a cultura no Pelourinho. A ação visa oferecer um encontro entre a comunidade escolar e os grupos culturais da comunidade do Pelourinho, promovendo o intercâmbio e reafirmando o compromisso da Fundação Cultural do Estado da Bahia com os movimentos culturais locais.
O coordenador do Núcleo de Extensão Nordeste de Amaralina, Leonardo Telles, ressalta que “a realização desse cortejo artístico indica que o Centro de Formação em Artes, mais uma vez, está implicado em difundir, celebrar e afirmar a importância das conquistas sociais, culturais e políticas do povo baiano, através da arte”.
Sob o Sol da Liberdade contará com 19 alas, alinhadas com o que preconiza o Centro de Formação em Artes sobre os princípios da decolonialidade, trazendo para o foco de seus processos criativos e, portanto, apresentações artísticas, a importância de compreender outras histórias, dando voz e espaço a outras narrativas e novas perspectivas.
SERVIÇO
Cortejo Artístico Sob o Sol da Liberdade
Quando: 22 de agosto de 2023 – das 15h às 18h
Onde: Ruas do Centro Histórico de Salvador, Concentração no Terreiro de Jesus – Pelourinho Gratuito
