Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Crianças do Quilombo de Cordoaria participam de oficina de educação ambiental

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Criancas_do_Quilombo_de_Cordoaria

Quinze crianças, de 7 anos, do Quilombo de Cordoaria, em Camaçari, participaram nesta terça-feira (22) de uma oficina de educação ambiental. 

Além de aprenderem conceitos

básicos de economia circular, elas colocaram a mão na terra e construíram recipientes feitos com garrafas PET, nos quais plantaram mudas de salsinha, hortelã, cebolinha e manjericão. Esse foi o ponto de partida para a criação de uma horta vertical, a ser instalada na Escola Municipal Nossa Senhora Santana, que poderá produzir hortaliças para o consumo da própria comunidade.

 

As crianças fazem parte do projeto Afroteca Muvuca, que é promovido pela Associação Viva a Vida, com patrocínio da Braskem, e visa promover a leitura e o conhecimento da cultura dos quilombos, dos negros e dos indígenas. “Ao oferecer uma oficina de educação ambiental para essas crianças como uma atividade extra ao projeto, temos a oportunidade de agregar conhecimento, reforçando a importância do descarte correto de resíduos e da economia circular, além de incentivar a criação de uma horta com recipientes reciclados que terá um impacto positivo na comunidade”, explica a gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges.

Para a coordenadora da Associação Viva a Vida, Evelin Salles, o Quilombo de Cordoaria é um reduto de preservação da natureza. “Até hoje, muitas famílias vivem da agricultura familiar, vendendo seus produtos orgânicos nas feiras de Camaçari e região. Então, é importante manter essas tradições, ensinando as crianças a importância de preservar sua comunidade. Estamos muito animados com essa atividade, porque sabemos que vai conectar ainda mais as crianças a sua ancestralidade”, afirma.

Projeto Afroteca Muvuca – Uma das três iniciativas selecionadas no ano passado pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o projeto Afroteca Muvuca visa promover o resgate da história dos quilombos, dos negros e dos indígenas por meio da leitura. Em um contêiner decorado, instalado no Quilombo de Cordoaria, disponibiliza desde março uma biblioteca com acervo de mais de 100 livros e um espaço multiuso, onde 60 crianças participam de oficinas de literatura. Também são realizadas atividades de contação de histórias com temática étnico-racial.

Sobre a Braskem

Com uma estratégia centrada nas pessoas e na sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8.000 colaboradores da Braskem se dedicam todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis em produtos químicos e plásticos. Com seu DNA corporativo alicerçado na inovação, a Braskem oferece um portfólio abrangente de resinas plásticas e produtos químicos para diversos setores, como embalagens de alimentos, construção civil, manufatura, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, a Braskem exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

Compartilhar:

Mais lidas