Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Símbolo vivo de resistência e luta contra intolerância religiosa, Mãe Senhora de Yewá recebe Comenda Maria Quitéria

1 - 2 minutos de leituraModo Leitura
Smbolo_vivo_de_resistencia
Em celebração prevista para acontecer nessa próxima segunda-feira (11) no terreiro Ilê Axé Omí Yewá, será concedida a Comenda Maria Quitéria à Mãe Senhora de Yewá, também conhecida como Elza Bahia de Araújo. O evento, marca sua significativa importância histórica e cultural, e foi idealizado pela mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA).

A Comenda Maria Quitéria é uma honraria de extrema relevância que confirma o trabalho incansável de Mãe Senhora de Yewá, uma das mais destacadas Iyalorixas do Brasil, com mais de 74 anos de dedicação à religião e à comunidade.
O evento também será uma oportunidade de abordar o terreiro Ilê Axé Omí Yewá,  que, fundado por Mãe Senhora de Yewá, tem sido um refúgio e um local de acolhimento para mulheres em situações de vulnerabilidade. Se consolidando como um espaço sagrado de amor e partilha não apenas para os filhos e filhas de santo, mas para toda a comunidade soteropolitana.
A concessão da Comenda Maria Quitéria à Mãe Senhora de Yewá representa o reconhecimento merecido de sua dedicação à cultura, à religião e à comunidade negra. A mandata das Pretas, também reconhecida por sua diversidade e luta em combate a intolerância religiosa, faz história mais uma vez, homenageando a líder espiritual e cultural.
Entrega da Comenda Maria Quitéria à Mãe Senhora de Yewá
Data: 11 de setembro (segunda)
Horário: 18h
Local: Terreiro Ilê Axé Omí Yewá
Compartilhar:

Mais lidas