Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

SSA Mapping abre inscrições para laboratórios

6 - 8 minutos de leituraModo Leitura
Homem_Gaiola_-_obra_no_Museu_do_Amanh

Antes de encher os sentidos de espectadores com seus visuais e música na Cidade Baixa, a 4ª edição do SSA Mapping, maior festival de artes visuais e tecnologia do Norte e Nordeste do Brasil, promove uma série de laboratórios gratuitos, que abrem inscrições nesta quinta-feira, 21 de setembro,

em https://linktr.ee/ssamapping. O evento terá uma semana inteira de programação, de 2 a 8 de outubro: de segunda a quinta-feira, com as atividades de formação e uma performance de lançamento no Doca1 – Polo de Economia Criativa, no Comércio; na sexta-feira, com intervenção urbana na orla da Ribeira; depois, no final de semana, com projeções, shows, DJs e feiras na Igreja do Bonfim e colina sagrada, além de passeios guiados pela região.

 

Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, com patrocínio do Nubank e realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, o SSA Mapping investe em ações formativas para iniciantes e intermediários da arte de vídeo-jockey, ou VJ: denominação do artista que faz projeção mapeada e performance visual em tempo real, incluindo a criação e manipulação de imagens através de meios tecnológicos e em diálogo com sons. O objetivo é de estimular a cena local das artes visuais e qualificar o repertório de futuros artistas.

Para concorrer ao total de 80 vagas, é necessário ter idade a partir dos 16 anos e preencher os formulários abertos até o dia 24 de setembro. No processo de seleção, serão priorizados os grupos minorizados de mulheres (cis ou trans), negro(as), indígenas, estudantes da rede pública de ensino e/ou LGBTQUIAP+.

A 4ª edição do SSA Mapping conta com copatrocínio da Electrolux Brasil, apoio institucional da Prefeitura de Salvador e apoio do Doca1 – Polo de Economia Criativa, restaurante Vila Criativa, Dom Art Brazil, Califórnia Media House, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Educadora FM Bahia, Projete, Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim e seu projeto Bom Samaritano.

SOBRE OS LABORATÓRIOS – Dois laboratórios são para iniciantes, bastando ter conhecimento básico de informática e interesse por artes visuais, artes plásticas, fotografia, gravuras, desenho, animação ou outras linguagens relacionadas às artes visuais e tecnologia. A turma de “Introdução ao videomapping”, ministrada por VJ Grazzi, terá encontros nos dias 2, 3 e 4 de outubro, das 18h30 às 21h30, com 25 vagas. Será proposta uma imersão no mundo dos VJs e da projeção mapeada, abrangendo desde conceitos fundamentais até experiências práticas, com o intuito de ampliar o repertório técnico e artístico de participantes. Já o laboratório de “Vídeo-jockey: da conexão criativa aos palcos globais”, conduzido por VJ Gabiru e Homem Gaiola, com 35 vagas, será no dia 4 de outubro, das 14h30 às 18h30. A proposta é de conduzir numa jornada inspiradora na carreira destes dois renomados VJs, através de demonstrações práticas e conhecimentos sobre a integração entre arte digital e física, podendo os participantes acompanharem a montagem da performance de lançamento “Ori Lux: Uma Jornada Luminosa entre Mapeamento e Simbologia”.

Para pessoas com nível intermediário na área, o laboratório “Código e tela: explorando visuais interativos”, com 20 vagas, exige conhecimento básico de videomapping, animação ou edição de vídeo. O artista computacional Francisco Barretto será responsável por orientar técnicas e conceitos essenciais da arte computacional em instalações interativas para grandes formatos, como projeções mapeadas e painéis de LED, abordando questões cruciais como a interatividade e o papel do público na construção da obra. Serão apresentadas ferramentas e linguagens de programação essenciais, bem como interfaces convencionais e não convencionais, protocolos de comunicação de dados e vídeo e estratégias de otimização de desempenho. A aula será no dia 5 de outubro, das 14h30 às 18h30.

Os laboratórios do SSA Mapping são promovidos em parceria com o Nubank, que, desde 2013, utiliza tecnologia proprietária e práticas de negócios inovadoras para criar serviços financeiros que empoderem milhões de pessoas diariamente. A agenda sociocultural do Nubank é pautada no fortalecimento de propostas e soluções revolucionárias que, assim como o Nu, buscam oferecer soluções melhores, causando impacto positivo nas comunidades onde atua. Por meio do fomento às atividades formativas do SSA Mapping, o Nubank reforça o seu compromisso com a inovação artística e com a consolidação da economia criativa.

PERFORMANCE DE LANÇAMENTO: “Ori Lux: Uma Jornada Luminosa entre Mapeamento e Simbologia” – Quando os raios laser encontram a antiga arquitetura, nascem histórias. Em “Ori Lux”, os caminhos se iluminam e os encontros se definem em um espetáculo audiovisual sobre fluxos – de ideias, pessoas e informações. E onde melhor para contar essa história do que à beira-mar, no porto de Salvador, um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam? O cenário é entre a Igreja da Conceição da Praia e o sagrado assentamento para Exu no fim do porto de cargas.

Encerrando a semana de aulas dos laboratórios, VJ Gabiru e Homem Gaiola unem suas poéticas de imagem com o som do toca-discos de Telefunksoul para fazer esta performance de laser mapping que marca o lançamento do SSA Mapping 2023. No dia 5 de outubro, quinta-feira, das 18h30 às 21h, o Doca1 – Polo de Economia Criativa abrigará a intervenção aberta ao público, com entrada gratuita.

“Ori Lux” é um assentamento de ideias em um mundo digital, projetado em feixes de laser. Um espaço digital vivo, um fluxo pulsante de luz, imagem, palavra e som, tudo diante da majestosa Baía de Todos os Santos. Uma fusão da herança africana sul-americana com a modernidade tupi digital. Uma tradução luminosa dos caminhos da vida, onde cada feixe de luz é um convite à descoberta e à conexão.

SSA Mapping 2023 

Quando: 2 a 8 de outubro de 2023 

Onde: Cidade Baixa

Doca1 – Polo de Economia Criativa | Orla da Ribeira | Igreja do Bonfim e colina sagrada

Quanto: Gratuito

Laboratórios

Inscrições: 21 a 24 de setembro em https://linktr.ee/ssamapping

Onde: Doca1 – Polo de Economia Criativa (Av. França, s/n – Comércio) 

Introdução ao videomapping

Com:

VJ Grazzi: brasiliense, bacharela em Cinema e Mídias Digitais, com especialização em Videomapping, VJing e Fulldome pela VJ University. É integrante do grupo United VJs e do coletivo de artistas mulheres Multimanas. Foi campeã do torneio VJ Torna International 2018. Produziu obras audiovisuais para diversos festivais de videomapping e de música, revistas e artistas.

Quando: 2, 3 e 4 de outubro, 18h30 às 21h30

Número de vagas: 25

Vídeo-jockey: da conexão criativa aos palcos globais

Com:

VJ Gabiru: artista multimídia, VJ, DJ, fotógrafo, videomaker e videoartista, realiza trabalhos em pintura, instalação, videocenários, videomapping e videoarte. Gosta de explorar a natureza anamórfica das imagens, desconstruindo-as num universo de cores e gráficos para criar relações com o caldeirão étnico cultural do Brasil.

Homem Gaiola: artista digital e VJ mineiro. Suas obras incluem vídeos, projetos fulldome, instalações em LED e performances audiovisuais com influência marcante das culturas afro-brasileiras. É integrante do coletivo internacional Darklight Studio, pelo qual ganhou diversos prêmios. Além das projeções, também tem um trabalho sólido envolvendo lasers. É idealizador do festival “Luzes da Liberdade” e do “Cerrado Mapping Festival”.

Quando: 4 de outubro, 14h30 às 18h30

Número de vagas: 35

Código e tela: explorando visuais interativos

Com:

Francisco Barretto: artista multimídia, programador criativo, professor e pesquisador que explora a interseção entre inteligência artificial e arte computacional. Seu trabalho busca revelar aspectos sutis e relevantes de como nos representamos e percebemos a nós mesmos. Usa a tecnologia para explorar a interconexão entre humanos e o mundo natural. A interação entre o físico e o digital aparece em suas obras, que incluem projeções mapeadas, painéis de LEDs e ambientes imersivos.

Quando: 5 de outubro, 14h30 às 18h30

Número de vagas: 20

Performance de Lançamento

“ORI LUX: Uma Jornada Luminosa entre Mapeamento e Simbologia”

Com: VJ Gabiru, Homem Gaiola e Telefunksoul

Quando: 5 de outubro, 18h30 às 21h

Onde: Doca1 – Polo de Economia Criativa (Av. França, s/n – Comércio)

Quanto: Gratuito

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *