‘Violão Percussivo’ com Ruan de Souza
Nos dias 28 e 29 de setembro, o Teatro Gamboa recebe o concerto “Violão Percussivo” de Ruan de Souza, que objetiva valorizar compositores negros que costuraram a história da música, principalmente no âmbito popular da música brasileira, abarcando também compositores negros de outros países. O “violão percussivo” e? um estilo particular de tocar o instrumento que esta? em constante desenvolvimento, incitando, de forma subliminar, a busca de novos timbres e possíveis papéis do instrumento.
O violão agrega função percussiva de condutor rítmico em simultâneo a? sua função costumeira harmo?nico-melo?dica. O repertório e? formado por música autoral, clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais, através de releituras ao violão solo instrumental, com um toque de modernização que o percutir no violão confere. O público, de classificação livre, então, e? convidado a integrar ao concerto cantando as conhecidas músicas compartilhadas.
Ruan de Souza, doutorando em composição musical, mestre em educação musical, orientado pela Prof. Dr. Cristina Tourinho, e bacharel em violão, na classe do Prof. Dr. Mario Ulloa, ambos títulos concedidos pela UFBA. Cursou “Introdução à Teoria Pós-Tonal” com Prof. Dr. Natan Ourives (UEFS) e Prof. Me. Dennis Carvalho.
Participou das turmas de Composição e Arranjo no FIMUCA/UFRN (2020), em aulas com Clarice Assad, Januibe Tejera. Participou do FIML – Festival Internacional de Música de Londrina (2020) no curso “Composição com foco no violão” ministrado por Elodie Bouny. Atua há mais de 15 anos como solista, compositor, músico acompanhador, arranjador, produtor musical e professor.
Em 2009, participou do Encuentro de Guitarras Bolívia- Brasil, em Cochabamba. Foi premiado nos anos 2017 e 2020 na categoria Música Instrumental do Festival de música Educadora FM, este que é o maior festival de música da Bahia, com suas respectivas composições “Nibirú” e “Caçando na Mata”. Em 2017, foi finalista do 17º Prêmio Nabor Pires Camargo/SP com sua música “Caçando na Mata” e um arranjo próprio de “Na Pindaíba”, composta pelo homenageado do festival: Nabor Pires.
Em 2021, foi premiado no 1º Festival Violão e Ponto/RS no Palco Aberto. No mesmo ano, realizou o encerramento do concerto do Mário Ulloa, como participação especial, no Festival Digital Internacional de Violão – Conquista/BA. Ainda em 2021, foi premiado na segunda chamada socioeducativa – Tema: Carta da Terra em Ação! da rede INfluxo. E em agosto deste mesmo ano, lançou seu primeiro EP “Nibirú” com suas composições de gênero Choro, disponível nos principais aplicativos de reprodução musical por streaming. Ministrou Workshops online de composição, em 2020 e 2021, de produção própria.
Em 2023, palestrou no auditório na Universidade Estadual de Feira de Santa (UEFS ) e em turmas do curso Composição da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como palestrante convidado, abordando a temática de composição para violão. Também em 2023, lecionou composição em oficinas presenciais, organizadas pela Janela do Carmo em 2023, junto a grandes músicos como Mou Brasil, Beto Martins, Tarcísio Santos. Com sua atuação como concertista ao violão solo, Ruan de Souza tem apresentado “O Violão Percussivo” em teatros da cidade (Salvador-BA), como o Teatro Gamboa e Teatro Molière, dentre os anos de 2021 e 2023.
(71) 98631-3925
Informações adicionais
Valor - R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Contato -