Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola & Feira Agroecológica e de Artesanato”.
No dia 14 de outubro, o Largo Tereza Batista, localizado no Centro Histórico de Salvador, sediará o “Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola”. O evento reunirá 400 jovens que apresentarão espetáculos de teatro, dança afro-brasileira contemporânea, capoeira, show de grupos de percussão e danças tradicionais, a exemplo da “Dança de São Gonçalo” e “Dança de Reis”. O Festival também sediará a Feira Agroecológica e de Artesanato com produtos originários de 13 comunidades tradicionais situadas em municípios da Bahia e de Sergipe.
O evento encerra a primeira etapa das “Oficinas Artísticas e Culturais”, iniciadas em março deste ano, através do projeto “Crianças, Adolescentes e Jovens – Arte, Cultura e Comunicação: fortalecendo o território”, realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras, regional Bahia e Sergipe (CPP-BA/SE).
Entre os meses de março e setembro, além das atividades artísticas, culturais e de cidadania, crianças, adolescentes e jovens tiveram oportunidade de visitar museus e espaços culturais, e do primeiro “Encontro Regional de Comunicação com Jovens de comunidades de pesca artesanal e quilombo”, realizado no início de agosto.
Para a realização do “Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola”, o CPP-B/SE conta com apoio internacional da Associação da Infância Missionária (Kindermissionswerk), Actionaid, Misereor, CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Pelô da Bahia, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SJDHS) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Serviço:
O quê: “Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola & Feira Agroecológica e de Artesanato”.
Entrada/ingresso com 1kg de alimento não perecível (sujeito à lotação).
Quando 14 de outubro de 2023, das 9h às 17h
Local: Largo Tereza Batista – Rua Gregório de Matos, nº 6 – Centro Histórico de Salvador – BA
As reservas podem ser feitas preenchendo a ficha de inscrição, disponível neste link: https://tinyurl.com/festivaldearteculturacppbase
Para obter mais informações, visite https://www.instagram.com/cppbahiasergipe/
Ou através do e-mail: festivalartecultura.cppbase@gmail.com
Programação completa:
9h – Solenidade de abertura
9h30 – “Sons do Velho Chico”, grupo de percussão com performance de xaxado, do povoado de Bonsucesso, situado no município de Poço Redondo – Sergipe.
9h45 – “Capoeira de Pratigi-Matapera”, do município de Camamu – Baixo Sul da Bahia.
10h – “Batidas da Maré”, de Acupe, comunidade situada em Santo Amaro, Recôncavo da Bahia.
10h15 – “Vocabulário Racista” espetáculo teatral de Ilha do Tanque, situada em Maraú – Baixo Sul da Bahia.
10h40 – “Batuque para o despertar”, grupo de percussão do quilombo Aratu, Simões Filho – Bahia.
10h55 – “Dança de São Gonçalo”, espetáculo da comunidade de Andorinhas, de Sento Sé – Submédio São Francisco, Bahia.
11h15 – “Batucada do Zero”, grupo de percussão do quilombo Pijurú, situado em Maragogipe – Recôncavo da Bahia.
11h30 – “Capoeira com a juventude”, do quilombo Giral Grande, situado no município de Maragogipe, Bahia.
11h45 – Agradecimentos
12h – Almoço e atração especial com o “Samba do Iguape”.
13h30 – “Batuques da Cambuta”, apresentação do grupo de percussão da comunidade de Cambuta, Santo Amaro – Bahia.
13h50 – “Folia de Santo Reis”, espetáculo de dança tradicional da comunidade de Salinas, situada no município de Pilão Arcado – Bahia.
14h10 – “Dança Afro e Cultura do Iguape”, espetáculo de dança afro e percussão do quilombo Santiago do Iguape, Cachoeira – Bahia.
14h25 – “Capoeira Quilombo Axé Paraguaçu”, do quilombo São Francisco do Paraguaçu, situado no município de Cachoeira – Bahia.
14h45 – “Raízes de São Braz”, grupo de percussão do quilombo São Braz, situado no Recôncavo da Bahia.
15h – Entrega da premiação coletiva.
15h30 – Agradecimentos e encerramento com atração especial do “Samba das Comunidades”.
16h – Cortejo Cultural da juventude pesqueira, quilombola e ribeirinha até as escolas.
Sobre o projeto “Crianças, Adolescentes e Jovens – Arte, Cultura e Comunicação: fortalecendo o território”, realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras:
O projeto é um sonho antigo que, mais recentemente, se fortaleceu a partir da demanda de jovens que participaram da assembleia de 2018, ao fazerem um apelo ao CPP para desenvolver um trabalho com a juventude frente ao crescimento da violência e a perda de direitos. O CPP topou o desafio de desenvolver ações sistemáticas com crianças, adolescentes e jovens, que estão sendo construídas com 13 comunidades, distribuídas em quatro microrregiões de atuação regional, do CPP, nos estados da Bahia e Sergipe.
As ações incluem atividades artísticas, culturais e de discussão de cidadania para a organização comunitária e participação de adolescentes e da juventude. Com isso, o CPP-BA/SE espera promover o reconhecimento e a valorização da identidade étnico-racial, empoderamento e engajamento de crianças, adolescentes e da juventude que residem e resistem nas comunidades quilombolas e pesqueiras.
Em todas as etapas de realização das atividades, o CPP-BA/SE conta com a colaboração de pessoas da comunidade, especialmente das lideranças pesqueiras e quilombolas, de pais e mães, dos jovens, adolescentes e crianças
Informações adicionais
Valor - 1kg de alimento não perecível
Contato -