Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Merendeiras de escolas do município participam de concurso “Essa merenda é show”

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
DaminaTavares_MarianaVilasBoas_GisleideNascimento__escola_santa_monica__GrupoLemosPassos

Merendeiras de 19 escolas municipais de Salvador participam do concurso “Essa merenda é show”. Cada participante produzirá um prato saboroso e nutritivo, utilizando os ingredientes disponíveis na cozinha da escola. Após a conclusão da análise dos pratos, que vem ocorrendo ao longo deste mês nas escolas que concorrem, as três receitas escolhidas serão premiadas e todas as receitas farão parte de um livro de receitas.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a criatividade e valorizar o trabalho destes profissionais. Elisa Vasconcelos, nutricionista responsável técnica das escolas atendidas pelo Grupo LemosPassos, empresa que produz as refeições das unidades escolares participantes do concurso, ressalta o papel importante das merendeiras na condução do trabalho, em especial o diferenciado acolhimento dado aos alunos. “Mensalmente, as escolas recebem um cardápio planejado pela equipe técnica, sempre valorizando pratos nutritivos e saborosos. As merendeiras, além de elaborarem com muito carinho essas receitas, demonstram um cuidado especial com as crianças. Elas conseguem identificar as particularidades de cada aluno e até personalizam o prato deles.”, explica a nutricionista, citando casos em que a merendeira sabe o gosto do aluno por determinados alimentos e sabem quando algum prato não agrada, criando alternativas para aquele estudante.

O Grupo LemosPassos administra atualmente 73 cozinhas de escolas municipais de Salvador e interior do estado. A estimativa é de que até 2020 esse número chegue a 162 unidades. A condução do trabalho segue os parâmetros exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e, além de fornecer as refeições para os alunos, a empresa também promove ações de educação nutricional, através de atividades como oficinas, concursos para alunos e palestras. Todo o trabalho passa pela supervisão da Secretaria Municipal de Educação. “O trabalho tem o objetivo conscientizar os alunos da importância de uma alimentação equilibrada, nutritiva e de cultivar hábitos saudáveis”, avalia Carlos Silva, gerente do segmento escolar na LemosPassos.

ESCOLA PARTICIPANTE

RECEITA CONCORRENTE

CMEI Uruguai

Peixe gratinado

Escola Presidente Castelo Branco

Empanada a moda LP

Escola Julieta Viana

Arroz carreteiro

Escola Paulo Freire

Arroz primavera

Escola Campinas de Pirajá

Doce de abobora com coco

Escola Melvin Jones

Feijão tropeiro nordestino

Escola Criança Feliz

Torta criança feliz

Escola Paroquial da Vitória

Bolo de pote

Escola Amai  Pro

Almondegas de soja

Escola Marcos Vilaça

Pudim de chocolate

Escola Amélia Rodrigues

Torta salgada de frango

Escola Perminio Leite

Caldo de frango e cenoura

Escola Martagão

Omelete de forno

Escola Rui de Lima

Bolo de tapioca

Escola Suzana Imbassay

Cachorro quente de forno

Escola Padre Norberto

Fricassê de Frango

Centro Municipal de Educação Infantil Santa Mônica

Pão de frango

Escola Vivaldo da Costa

Empanada de milho

Escola Aristides Novis

Rocambole de carne

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *