Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Aroeira-vermelha, balança falante, cartilha quilombola e tratamento para enxaqueca no Univerciência

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
AROEIRA

Neste sábado (02), às 13h30, o Univerciência mostra um estudo que identifica possíveis fraudes na formulação da pimenta rosa e um protótipo de uma balança que revela a pesagem através do som.

O programa também apresenta uma cartilha elaborada para preservar a história quilombola e uma pesquisa de um tratamento terapêutico para a enxaqueca. O Univerciência é exibido sempre aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h.

A aroeira-vermelha, conhecida também como pimenta rosa, é uma especiaria com alguns benefícios e bastante consumida no Brasil, entretanto, ainda não existe um padrão que estabeleça a qualidade e identidade.

 

Analisando essa situação, pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do campus de Itapetinga, estão elaborando testes e formulando parâmetros para ajudar na geração de um mecanismo que identifique potenciais fraudes na especiaria. O programa mostra como esse estudo deve ajudar as indústrias e os institutos de fiscalização deste produto.

Uma balança falante foi desenvolvida para estudantes cegos por uma professora de ciências da computação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus de São Luís. O programa vai mostrar como funciona o objeto, que é o primeiro protótipo originado de pesquisas que visam atender as demandas de acessibilidade dos estudantes com deficiência. A iniciativa já beneficiou um estudante de zootecnia do Instituto, que pôde melhorar a precisão do peso de suas aves e economizar em suas produções.

Uma pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do campus de Ilhéus, elaborou uma cartilha sobre as histórias contadas pela comunidade de religião de matriz africana Fojo que, anteriormente, era uma localidade predominantemente evangélica. O Univerciência mostra como a cartilha ajudou a manter viva a história dos quilombolas que vivem nesta localidade.

Ainda nesta edição, o programa traz um estudo, desenvolvido pelo laboratório de pesquisa e neurociências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico para curar a enxaqueca, através da eletroestimulação. O objetivo do estudo consiste em avançar nas investigações sobre a enfermidade e gerar qualidade de vida às pessoas que convivem com ela.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), hoje, conta com a parceria da TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região. O programa é produzido a partir de conteúdos colaborativos, que tem o objetivo de divulgar as pesquisas científicas que acontecem nas instituições públicas de ensino superior do nordeste brasileiro.

Acompanhe a TVE nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

tiktok.com/@tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

Serviço:

Programa Univerciência

Sábado (02), às 13h30. Horário alternativo na quarta- feira (06), às 19h.

Onde: TVE e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *