O projeto “Fábrica de Djs” capacita alunos de escolas em Feira de Santana
Aconteceu no último domingo, 25/11/2018, na Praça Froes da Mota, na Mostra Final do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, o encerramento do projeto de Fábrica de Djs com performance dos alunos destaques e o DJ Instrutor.
A Iniciativa foi uma das contempladas pelo prêmio, promovido e realizado pelas empresa Belgo Bekaert Arames e a Habitus Consultoria ( BH) e que faz parte do Programa Forma e Transforma da Belgo em Feira de Santana.
O “Fábrica de Djs” ofereceu capacitação de Djs e Produtores musicais para alunos da escola estadual Padre Vieira, Colégio estadual Juis Jorge Farias Goes e agentes culturais e músicos da cidade, através de aulas teórico e práticas. A aulas aconteceram no novo espaço cultural sócio educativo da cidade, a Casa Azul – Arte, educação e cidadania que busca contribuir para o fortalecimento de projetos e ações que se baseiem em conceitos de desenvolvimento humano e cidadão por meio da cultura e que vem realizando eventos nessa perspectiva para a cidade.
Além das oficinas o projeto realizou roda de conversa sobre o ofício de Dj e mercado de trabalho atual para alunos no colégio estadual Wyara Portugal.
As oficinas de capacitação para Djs e produtores musicais surgiu como continuidade do trabalho desenvolvido pela empreendedora cultural Luciana Silva e o produtor musical Pedro Lucas Lerry, que buscam contribuir para a cena autoral artística e do mercado cultural em Feira de Santana
Se antes produzir músicas profissionalmente demandava a arenosa construção de um estúdio, hoje, com o barateamento da tecnologia qualquer pessoa com um computador pode produzir áudios profissionais. Com a difusão facilitada pela internet, o artista pode criar e gerir seu próprio selo fonográfico, ressalta Luciana Silva a empreendedora e gestora do projeto.
