Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cinemateca da Bahia realiza visita guiada, empréstimo de filmes, pesquisas e ações formativas gratuitas

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Cinemateca_PlinioGomes

A Cinemateca da Bahia, lançada este ano pela Fundação Cultural do Estado, através da Diretoria de Audiovisual, visa preservar a memória do audiovisual baiano, salvaguardar bens materiais e imateriais, estimular a pesquisa e principalmente dinamizar o acesso do público. Com mais de 10 mil de itens, a Cinemateca está localizada em um amplo casarão branco com janelas verdes, na Rua do Tijolo, nº 15, Pelourinho.

A Cinemateca possui um valioso acervo constituído de obras do cinema brasileiro e baiano. No local, tanto pesquisadores como estudantes podem dispor de títulos de filmes como: Um dia na rampa (1960), de Luiz Paulino dos Santos; A Grande Feira (1961), de Roberto Pires; Bahia de Todos os Santos (1961), de Trigueirinho Neto; A coleção invisível (2013), de Bernard Attal, além de um acervo obras de ficção, documentários, cine-jornais, filmes publicitários e registros familiares nacionais, produzidos desde 1927.

Atualmente o local reúne o mais importante acervo do segmento no Estado, composto de aproximadamente 10 mil itens, dentre eles: 3.540 DVDs, 2.015 livros, mais de 3 mil fitas, 648 rolos de filmes (correspondentes a 550 títulos), cerca de 600 cartazes baianos, brasileiros e internacionais, além de películas, revistas, boletins, guia, folders e publicações em geral.

Segundo a coordenadora da Cinemateca, Simone Lopes, “antes, todo esse arquivo estava sendo guardado na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris. De lá, foram transferidos para a estrutura da Cinemateca, inaugurada no dia 3 de abril. Tudo foi pensado para dar melhores condições e estrutura para a preservação do acervo”.

Serviços

Todo o acervo da Cinemateca da Bahia está disponível gratuitamente para acesso do público no local. A Cinemateca está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, para Pesquisa em seu acervo bibliográfico de cartazes e de filmes. Recomenda-se que o interessado solicite a pesquisa com antecedência ao setor, por telefone ou por e-mail.

Outra vertente de ação da Cinemateca são as Ações Formativas, que propõe estimular o interesse e contribuir para o desenvolvimento e qualificação de novas práticas de preservação audiovisual. A Cinemateca pretende oferecer cursos, oficinas técnicas e encontros, promovendo discussões, debates e trocas de experiências sobre temas relevantes ao cinema baiano e brasileiro.

A Cinemateca também disponibiliza Empréstimos de filmes, cessão de imagens e obtenção de cópias para exibição, além de aceitar doações e guarda provisória. Outro serviço é a Visita Guiada, que propõe a divulgação do espaço da Cinemateca da Bahia, além das instalações da Dimas e dos serviços oferecidos pelo espaço. A visitação é gratuita, mas requer agendamento prévio.

Para acessar qualquer um dos serviços de empréstimos, pesquisas e visita guiada, o interessado deve preencher este formulário. O prazo de resposta à solicitação é de até três dias, e o atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h.

Serviço:

Cinemateca da Bahia

Endereço: Rua do Tijolo nº 15, Pelourinho

Horário de funcionamento: das 8h às 12 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

Telefones: (71) 3116 8119 | 3116 8114

cinematecadabahia@funceb.ba.gov.br

Acesse www.fundacaocultural.ba.gov.br

Compartilhar:

Mais lidas