Augusto Vasconcelos cobra acesso via passarela na Estação BRT Vasco da Gama
A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS), representada pelo Ouvidor-geral e vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), enviou um ofício para Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) na última terça-feira (02), questionando a falta de ligação entre a Estação BRT Vasco da Gama e as passarelas locais.
Essa ação ocorreu em resposta a reclamações da população que utiliza o serviço na região. Imagens divulgadas pelo portal Bahia Notícias evidenciam a ausência de acesso direto à estação BRT.
Esses registros foram enviados junto com um ofício ao Secretário Fabrizzio Müller, buscando mais informações sobre a situação.
“O abençoado do arquiteto, engenheiro, esqueceu, não sei, de ligar a passarela central à estação. Como é que o pedestre vai para a estação? Atravessar a rua nesse fluxo de veículo, com esse trânsito?” questionou um trabalhador ao compartilhar a situação.
Na região, a estrutura liga os dois lados da avenida, contudo, não possui saída direta para a plataforma dos coletivos, o que leva aos usuários do modal a atravessarem a rua para usufruir do serviço. Contendo duas estruturas para a ligação, a primeira estrutura em específico está localizada no trecho próximo a Avenida Ogunjá, conectando Perini ao outro lado da via. Já a segunda estrutura se encontra no final da avenida, sentido Dique do Tororó.
“Aí coloca um semáforo lá embaixo pra travar o trânsito. Invés de dar fluidez ao trânsito e construir uma ligação da passarela ao trânsito, não… A passarela ficou inutilizada, ninguém pega essa passarela.”, lamentou um usuário do sistema.
A estação faz parte do segundo trecho do BRT, que percorre o Vale do Tororó e as avenidas Vasco da Gama e Juracy Magalhães, servindo oito estações, de Cidade Jardim até a Lapa. Em um comunicado, Augusto ressaltou a importância de investigar a situação para atender às necessidades da população e garantir a segurança dos cidadãos.