CINERÊ: Circuito de produção audiovisual para novos cineastas negros abre edital de seleção
Circuito de produção audiovisual para novos cineastas negros, o CINERÊ está com inscrições abertas para o Lab Cinerê, edital que vai selecionar 10 jovens cineastas da Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Mussurunga, Cajazeiras e Brotas para uma formação audiovisual, que será dividida entre oficinas e workshops entre os meses de julho e agosto.
Através do link (EDITAL DE CHAMAMENTO 2024 – LAB CINERÊ – AUDIOVISUAL.pdf – Google Drive), as pessoas interessadas podem realizar suas inscrições para concorrer às vagas até o dia 10 de junho.
“Nosso principal objetivo é promover e ampliar o alcance de novos cineastas negros em regiões da cidade onde iniciativas como essa ainda são raras. Após a capacitação desses profissionais, que virão a partir da chamada pública, teremos mais duas etapas que resultarão em 15 produtos audiovisuais dos segmentos ficção, documentário e videoclipes”, explica Rafa Martins, gestor do projeto.
Roteiro, direção de fotografia e direção cinematográfica serão os temas dos workshops, ministrados por grandes nomes do segmento: Ana do Carmo, diretora, roteirista e sócia fundadora da Saturnema Filmes; Rogério Sagui, diretor, roteirista, cineasta e produtor com projetos assinados na Globo, Netflix e HBO e Fabíola Silva, diretora de fotografia que tem, entre seus principais trabalhos, a websérie “Punho Negro” (2021) e o videoclipe “Maré Kawô” (2018).
Já as oficinas contemplarão produção audiovisual, com cineasta, roteirista e fotógrafo Vinícius Eliziário; preparação e direção de atores, com ator, roteirista e diretor Heraldo de Deus, além de edição de montagem com o publicitário e artista visual Del Nunes.
“Após a conclusão da formação, 10 diretores serão contemplados com um valor em dinheiro para realizar um curta, colocando em prática o que foi aprendido”, completa Martins.
Além das 10 vagas que serão preenchidas através do edital, 30 vagas serão disponibilizadas para o público externo e, para participar, é necessário apenas fazer inscrição através do formulário.
Sobre o Cinerê
É um circuito de produção audiovisual idealizado pela Pé de Erê Produções, produtora independente multicultural focada em produções negras que está dando início à sua vertente de produção de audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo. O Cinerê conta com a idealização e direção técnica de Rafa Martins, direção de produção de Juliana Sousa e produção executiva de Tati Gamboa.
“Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.”