Black Money: empresária impulsiona empreendedorismo negro e geração de renda
A criação de redes de apoio entre empresários negros tem sido fundamental para o fortalecimento econômico.
Essas redes proporcionam um ambiente colaborativo onde os/as empreendedores(as) podem compartilhar recursos, conhecimentos e experiências, ajudando a superar barreiras como o acesso ao financiamento, que muitas vezes é limitado para empreendimentos negros.
De acordo com o movimento Black Money, 56% da população negra brasileira está envolvida na causa. 51% dos empreendedores negros no Brasil se identificam com os princípios do Black Money.
Além disso, 67% dos desempregados negros se tornam empreendedores como uma forma de superar o desemprego. Atualmente, os empreendedores negros contribuem com 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Esses dados evidenciam o impacto positivo do movimento Black Money, promovendo uma maior igualdade econômica e fortalecendo a rede de negócios locais.
Fundada pela empresária Cynthia Paixão, a Afrocentrados, loja colaborativa localizada no Shopping Bela Vista, em Salvador, é um exemplo inspirador de como o movimento black money está fortalecendo a economia negra. Reunindo mais de 100 empreendedores(as) negros(as), a loja promove a circulação de recursos dentro da comunidade, incentivando a compra e o apoio a negócios liderados por afrodescendentes.
O espaço é um exemplo vivo de como a união e o apoio mútuo podem transformar negócios. Através de parcerias estratégicas e um modelo de economia colaborativa, a loja tem ajudado pequenos empreendedores a crescer e alcançar novos mercados. Além disso, são realizados eventos regulares que conectam empreendedores negros, promovendo trocas de experiências e criando oportunidades de negócios que fortalecem a economia local.
“Ao comprar do microempreendedor local, o consumidor fortalece toda uma cadeia econômica da cidade, investindo direta e indiretamente no desenvolvimento de novos negócios da economia criativa e gerando mais renda para quem ainda está começando. Na Afrocentrados estimulamos o surgimento de novas marcas, oferecendo consultoria e acompanhamento, por isso conseguimos ter uma ampla variedade de produtos, com excelente qualidade e ótimos preços”, destaca Cynthia.
A principal missão da iniciativa de black money da Afrocentrados é promover a circulação de recursos dentro da comunidade negra, incentivando a compra e o apoio a negócios liderados por negros. Criando um ciclo virtuoso onde o dinheiro gasto gera oportunidades, empregos e crescimento econômico sustentável, fortalecendo o poder econômico e a independência financeira.
A iniciativa apoia e desenvolve vários programas sociais focados no empoderamento e no desenvolvimento da comunidade negra. Entre eles está o Programa de Mentoria, que oferece suporte a pequenos empreendedores negros, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais para o sucesso nos negócios. A loja também organiza workshops e cursos de capacitação em áreas como gestão financeira, marketing digital e desenvolvimento de produtos, visando aumentar a competitividade dos empreendedores.
Cynthia acredita que seu sucesso como empreendedora negra pode inspirar outras mulheres negras a buscarem independência financeira. Ao compartilhar sua história e os desafios que enfrentou, ela espera motivar outras pessoas a acreditarem em si mesmas e em suas capacidades.
A empresária destaca que na Afrocentrados, além de inspiração, são oferecidas as ferramentas e o suporte necessário para que essas mulheres transformem suas ideias em negócios de sucesso.”Ao verem que alguém que se parece com elas e que enfrentou dificuldades semelhantes conseguiu prosperar, elas podem sentir-se encorajadas a seguir seus próprios sonhos empresariais”, conclui Cynthia.
A loja Afrocentrados está localizada na entrada principal do Shopping Bela Vista e no piso L2 do shopping. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h às 22h, e nos domingos das 13h às 21h. Para saber mais, acesse a página da loja no Instagram @afrocentradoscolab.