Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele negra
Quem possui pele negra sabe que os cuidados devem ser reforçados, principalmente levando em consideração a escolha de produtos e tratamentos estéticos adequados. Como a pele negra tende a produzir mais oleosidade, os cuidados devem ser diários, com uso de produtos sem óleo na composição, sabonetes que removam o excesso de oleosidade e protetor solar para evitar manchas.
uso dos já consagrados antioxidantes, como as Vitaminas C e E, a aplicação do filtro solar, sem esquecer da hidratação da pele do rosto, do corpo e dos cabelos. Tudo isso sob a orientação de um médico dermatologista.
Os cabelos também merecem cuidados especiais. Os cabelos da pessoa negra são constitucionalmente mais finos, secos e quebradiços, muito delicados e sensíveis aos danos produzidos por penteados e tratamentos cosméticos, como alisamentos, chapinhas e tinturas. Então, devemos ter atenção a produtos com função hidratante, umectante e reconstrutora.
Com a proximidade do verão, acende-se o alerta para os cuidados na estação mais quente do ano. “É importante reforçar o uso do protetor solar, retocando-o duas vezes ao dia. É indicado também lavar a face pela manhã e no período da noite, utilizando um sabonete específico para a limpeza”, aponta. Quanto aos cabelos, o mais indicado é o uso de chapéus e bonés. Segundo a especialista, também é recomendado o aumento da ingestão de água, ingerindo a quantidade mínima de dois litros ao dia.
