Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

CAIXA Cultural Salvador divulga programação Educativa de Outubro

7 - 9 minutos de leituraModo Leitura
Caixa_Cultural_Salvador._Dod_Villar

Agenda reúne oficinas, contação de histórias, mediação nas exposições, espetáculos teatrais e musicais

A CAIXA Cultural Salvador elaborou uma programação especial de arte-educação para o mês de outubro, com uma série de atividades voltadas também para o público infantil, em alusão ao Dia da Criança. A agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira contempla oficinas, contação de histórias, mediação nas exposições, espetáculos teatrais e musicais. As atividades oferecidas são todas gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site CAIXA Cultural.

A programação completa pode ser conferida conforme segue:

Inclusão digital

Em todas as sextas-feiras e sábados do mês ocorrerá a oficina Inclusão Digital para pessoas idosas, que objetiva aproximar o público-alvo do universo digital com informações quanto às ferramentas disponíveis nos celulares e no mundo da web, como funcionalidades em sites de pesquisa até a compreensão de diversos aplicativos e funções básicas dos celulares.

Neste mês, o curso terá como tema “Noções Básicas com WhatsApp”. Serão abordados aspectos essenciais do aparelho e funções básicas do aplicativo de mensagens instantâneas e de voz. Nas sextas, as turmas ocorrerão às 15h30 e nos sábados o horário será às 14h, com duração de uma hora e trinta minutos. O público-alvo são pessoas a partir de 60 anos.

Contação de histórias – Era uma vez…

Para quem gosta de ouvir histórias, a CAIXA Cultural oferecerá essa atividade em todos os sábados e domingos do mês, sempre das 10h às 11h.

Nos dias 05, 06, 12 e 13, a história a ser contada é sobre a obra Os olhos falantes de Mageli, da autora Jaqueline Santana e escolhida em alusão ao Dia do Nordestino, celebrado no dia 08 de outubro.

Essa narrativa conta a história de Mageli, uma menina que mora no Quilombo das

Flores, situado na cidade de Ruy Barbosa, no estado da Bahia. Mageli é muito sensível e tem os olhos bem atentos. Através deles, a menina se comunica com emoção e encanto. Nessa história, a garota dos olhos falantes vive uma aventura na cidade grande juntamente com a sua avó. A história aborda questões de identidade e cultura quilombola.

Já nos dias 19, 20, 26 e 27, será a vez do livro Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, do autor Lázaro RamosA obra aborda sobre como lidamos com nossos sentimentos, algo que nem sempre é simples e fácil. Isso é o que Dan, personagem principal dessa história, percebe ao longo de seu dia, enfrentando diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos. E à noite, já em casa e quase pronto para ir dormir, Dan ouve uma história muito especial de seu avô sobre seus ancestrais. O livro tem como objetivo ajudar as crianças a entender que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, tudo ao mesmo tempo. Além disso, a obra mostra a importância de se valorizar a nossa ancestralidade.

Oficina – Objetos Tecnológicos na Cena

Dando sequência na programação de outubro, no dia 05, às 15h, ocorrerá a oficina sobre objetos tecnológicos na cena. A atividade envolve o uso de objetos tecnológicos de maneira não convencional, explorando-os como extensões do corpo e da fala em cenas teatrais, tanto solo quanto em grupo.

A ideia é utilizar objetos tecnológicos ociosos, que já não são mais usados, dando-lhes uma nova leitura e promovendo um diálogo criativo entre as crianças e esses itens. O teatro de formas animadas será o eixo central da atividade, utilizando jogos teatrais e improvisações para explorar o lúdico, a consciência corporal e a interação social. Essa forma de teatro permite que as crianças desenvolvam uma relação sensorial e expressiva com o material, estimulando seus sentidos e aguçando sua percepção.

Oficina – Traçando Mangá

No dia 06, às 14h, a oficina Traçando Mangá ajudará os participantes a aprimorarem suas habilidades de desenho, incluindo traços, proporções, expressões faciais e dinâmica dos personagens. É um momento para o aprendizado de uma técnica específica. A geração atual é fortemente influenciada pelo mangá através das adaptações para anime (animação japonesa) e filmes. O mangá é umaforma de arte japonesa que se popularizou ao longo do século XX e continua a ser uma influência significativa na cultura global, conhecido por contar histórias cativantes que muitas vezes abordam temas sociais, emocionais e filosóficos.

Mediação cultural em movimento – CAJARTE

Essa iniciativa, que ocorrerá no dia 11, às 9h e às 14h, leva toda a riqueza das exposições que estão em cartaz na CAIXA Cultural Salvador diretamente para as escolas. Através de uma mediação cultural dinâmica e envolvente, o conteúdo completo das exposições vigentes é abordado, utilizando materiais visuais como fotos, vídeos e slides. Também será realizada uma oficina de desdobramento, conectada ao tema de alguma das exposições atuais, proporcionando uma vivência prática que expande ainda mais o aprendizado. Durante o CAJARTE do mês de outubro, serão feitas mediações nas exposições “Amor Enraizado” e “Portinari: entre traços e palavras”.

Oficina – Por trás da cena: palavras brincantes

No dia 12, em alusão ao Dia das Crianças, ocorrerá, às 10h, a oficina Por trás da cena: palavras brincantes. Durante a oficina, as crianças mergulharão em atividades interativas que exploram a importância das palavras na construção da personalidade e do discurso. Através de jogos teatrais, dramatizações e exercícios criativos, os pequenos terão a chance de descobrir como as palavras moldam nossa visão de mundo e como podemos usá-las para expressar sentimentos, ideias e sonhos.

Além de estimular a expressão individual, a oficina promove uma maior compreensão e apreciação do teatro, seguindo os princípios da Pedagogia do Espectador, que prepara o público jovem para a experiência teatral e busca democratizar o acesso às artes.

Teatro – Por trás da Cena: o mundo das minhas palavras

“O Mundo das Minhas Palavras” é uma conversa vibrante com o público sobre como os adultos, a educação formal e a sociedade influenciam a formação da linguagem infantil. O espetáculo, que terá interpretação em Libras e ocorrerá no dia 12, às 15h, revela como as crianças capturam e internalizam as palavras enquanto desenvolvem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político.

Após a apresentação, ocorrerá um bate-papo interativo com o público, ocasião em que será possível explorar mais a fundo os temas abordados e tirar dúvidas sobre o processo criativo e a mensagem do espetáculo. Este espetáculo é parte do projeto “Por Trás da Cena”, do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. De forma dinâmica e contemporânea, o espetáculo mergulha no universo da construção do vocabulário e da linguagem das crianças, explorando suas interações com o mundo e com as pessoas ao seu redor.

Musicalização Infantil

A atividade, que ocorrerá no dia 13/10, às 11h e 14h, contará com dois momentos distintos. O primeiro deles é a realização de uma oficina de musicalização infantil para crianças de 3 até 11 anos. A musicalização estimula o reconhecimento e a sensibilidade a sons e ritmos. O objetivo da ação na educação infantil é estimular as habilidades sociais, emocionais, físicas e psicológicas de maneira lúdica.

No segundo momento, para encerrar a atividade, haverá a apresentação de um espetáculo musical.

Sambalelê – Apresentação musical

No dia 13, às 15h30, ocorrerá a apresentação do espetáculo musical Sambalelê, com interpretação em Libras. A banda mescla músicas tradicionais da cultura brasileira com as novidades do universo infantil, proporcionando momentos únicos de diversão para as crianças de todas as gerações. Com um repertório diversificado que passeia entre os clássicos e as canções interpretadas pelos grupos musicais infantis contemporâneos, o show é bastante interativo.

Oficina – Escreviventes: tecendo poemas

Para quem aprecia a arte de escrever poemas, no dia 19, às 14h, a CAIXA Cultural vai proporcionar uma atividade sobre a temática. A Oficina criativa de escrita de poemas promoverá a leitura de obras de autoras negras femininas baianas, fomentando a produção textual para a criação de um e-book autoral.

O e-book ficará disponível para que os participantes possam acessar. O principal objetivo da oficina é promover a escrita de poemas sobre a experiência feminina ao longo das gerações, assim como disseminar a literatura de autoria negra feminina baiana para inspirar outras mulheres.

Shantala: arte e massagem no desenvolvimento dos bebês

A oficina “Shantala: arte e massagem no desenvolvimento dos bebês” é uma experiência que integra arte e massagem para promover o desenvolvimento saudável dos pequenos. A Shantala é uma massagem para bebês tradicional na Índia e outros países asiáticos, fazendo parte do cuidado diário das mães com seus bebês. Além de explorar essa prática ancestral, a oficina inclui atividades artísticas adaptadas para cada faixa etária, trazendo experiências sensoriais. A atividade ocorrerá no dia 20, às 14h, 15h e 16h.

Oficina – Celebrar o movimento: dança para pessoas idosas

Encerrando a programação de outubro na CAIXA Cultural Salvador, no dia 26, 10h, haverá uma oficina de dança para pessoas idosas. A atividade vai criar momentos de interação social entre os participantes, possibilitando que o corpo do idoso ganhe mobilidade e facilitando que ele tenha autonomia para tarefas básicas do dia a dia. Além do mais, a oficina trabalha a coordenação motora grossa e fina, a mente, a memória, a atenção e a lateralidade.

Confira a programação completa em CAIXA Cultural.

Serviço:
 

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30 
Acesso a pessoas com deficiência
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural
Informações: Site CAIXA Cultural e Instagram @CAIXACulturalSalvador

Compartilhar:

Mais lidas