Em podcast, professores baianos dão dicas para jovens negros sobre como tirar negócios do papel
Professores baianos de diferentes disciplinas foram entrevistados pelo podcast POJECast para levar orientação para jovens empreendedores das periferias sobre como transformar as suas ideias em negócios bem-sucedidos. O POJECast já conta com cinco episódios que abordam desde marketing digital até a importância de entender sobre ancestralidade.
Disponível no YouTube e em plataformas de streaming, o conteúdo é uma extensão do Projeto Ori Jovens Empreendedores (POJE), executado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS) com patrocínio do Instituto Solea. A iniciativa aborda desafios e oportunidades para a juventude periférica, incluindo ainda temas como desenvolvimento de projeto de vida e influências da África na formação da identidade brasileira.
O podcast traz uma amostra dos conhecimentos aos quais os alunos do ORI têm acesso. Assim, através da internet, outros jovens empreendedores do país podem encontrar, no material em formato de áudio, informações que são úteis para suas jornadas profissionais.
Entre os convidados entrevistados já estiveram o sociólogo Ailton Ferreira, coordenador do Instituto Reparação; os pedagogos Fafá Araújo e Laís Freire, e ainda o historiador Murilo Simões e Vinícius Oliveira, professor da Wakanda Educação.
A proposta do projeto é impulsionar o empreendedorismo, oferecendo suporte prático e teórico para fortalecer ideias e negócios geridos por jovens. O podcast cobre uma variedade de tópicos e já abordou temas como “Marketing digital para pequenos empreendedores”, “Tirando ideias do papel: Estruturação de negócios sociais”, “Plano de vida para jovens empreendedores” e “História de África: Uma breve introdução”.
Aluno do projeto, Jefferson Silva, de 26 anos, diz que ouvir os convidados ajuda a entender quais são as oportunidades para quem nasceu em contextos sociais com menos privilégios. Para ele, falar sobre assuntos contemporâneos do mercado de trabalho, como inclusão e diversidade nas empresas, por exemplo, auxilia a compreender em quais áreas jovens periféricos podem ter destaque e sucesso no mundo dos negócios.
Inclusão e acessibilidade
Segundo pesquisa do Comitê de Áudio Digital, da agência IAB Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas já ouviram podcasts no Brasil, o que mostra a ascensão desse formato. O POJECast aproveita essa tendência para maximizar a inclusão e atingir um público ainda mais amplo, já que o formato de áudio é acessível a pessoas com deficiência visual e é facilmente consumido via celular, permitindo que jovens empreendedores acompanhem os conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento.
Sobre o POJE
O Projeto Ori Jovens Empreendedores – POJE, realizado pelo IRIS, é um curso gratuito focado na inserção de jovens negros no mundo do trabalho através do empreendedorismo. Com vagas limitadas, cada edição conta com professores qualificados que guiam os alunos, oferecendo ferramentas para que eles possam desenvolver e alavancar suas ideias de negócios.
Sobre o IRIS
O Instituto IRIS é uma organização comprometida com a promoção da cidadania e garantia de direitos por meio de projetos sociais, culturais e educativos, impactando positivamente comunidades em todo o Brasil. Com sede em Salvador, o IRIS atua nacionalmente, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Desde 1999, o Instituto acumula prêmios e certificações que ressaltam sua relevância e impacto social.