Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Inscrições abertas para o projeto “Cinelab Blackout”: Capacitação Gratuita para Mulheres Periféricas no Audiovisual

5 - 6 minutos de leituraModo Leitura

Com o objetivo de ampliar a presença de mulheres no mercado cinematográfico, o projeto “Cinelab Blackout: Mulheres Periféricas”, em sua segunda edição, abre inscrições gratuitas para capacitar mulheres periféricas da Bahia na área audiovisual. Idealizado pelos cineastas Danilo Stael e Nane Sacramento, esta edição oferece três cursos online e gratuitos: Produção Executiva com Nina Novaes, Direção Cinematográfica com Camila de Moraes, e Roteiro com Ceci Alves, todas profissionais renomadas do mercado audiovisual. 

Além das aulas técnicas, o projeto oferece atividades de Desenvolvimento Profissional com Kelly Vilela e aulas sobre Acessibilidade no Cinema com Eurides Nascimento, proporcionando uma formação mais ampla e uma visão sobre as exigências e oportunidades no setor audiovisual. As inscrições podem ser feitas através do link disponível nas redes sociais do projeto (@cinelabblackout) até o início de cada curso ou até que as vagas sejam preenchidas. 

As aulas ocorrerão no período noturno, das 19h às 22h, e terão início no dia 6 de novembro de 2024, com término em dezembro. Cada turma contará com 20 participantes, permitindo um acompanhamento personalizado das ministrantes. Metade das vagas será destinada a alunas oriundas de escolas e instituições públicas, garantindo inclusão e acesso a mulheres que enfrentam barreiras sociais e econômicas. A proposta deste ano inclui uma carga horária de 21 horas, variando conforme o curso escolhido com todos os encontros online, facilitando a participação de quem enfrenta desafios de mobilidade e acesso. 

“O ‘Cinelab Blackout’ é uma oportunidade única de colocar mulheres periféricas em posição de protagonismo no audiovisual. Sabemos das dificuldades de acesso à formação e às oportunidades profissionais, especialmente para as mulheres das periferias. Queremos abrir portas e oferecer ferramentas para que elas criem seus próprios caminhos na indústria cinematográfica. Nosso objetivo é fomentar talentos e gerar uma transformação estrutural no setor”, afirma Danilo Stael, cineasta e co-idealizador do projeto junto com Nane Sacramento. 

O projeto “Cinelab Blackout” foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A iniciativa visa fortalecer a produção cultural e audiovisual, especialmente em regiões com menor acesso a recursos e formação.

Cursos Oferecidos:

  1. Direção Cinematográfica: Ministrado por Camila de Moraes, com aulas nos dias 6, 7, 13 e 14 de novembro.
  2. Roteiro Cinematográfico: Ministrado por Ceci Alves, com aulas nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro.
  3. Produção Executiva: Ministrado por Nina Novaes, com aulas nos dias 9, 12, 16 e 18 de dezembro.

Sobre as Ministrantes:

Camila de Moraes – Responsável pela oficina de Direção Cinematográfica, Camila é jornalista e graduanda em Artes com concentração em audiovisual pela UFBA. Dirigiu o documentário “O Caso do Homem Errado”, que discute o genocídio da juventude negra no Brasil e foi pré-selecionado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019. Camila também é idealizadora e curadora do Festival Cinema Negro em Ação e atualmente desenvolve a série de ficção “Nós Somos Pares”, sobre a vida de seis mulheres negras. Ela reside em Salvador há mais de uma década e é uma das vozes mais importantes na defesa da representatividade no cinema.

Nina Novaes – Ministrante da oficina de Produção Executiva, Nina é produtora audiovisual com vasta experiência em produção executiva, de campo e impacto. Fundadora da Nina Produções Artísticas, colaborou na criação da TV Kirimurê (Canal 10.2) e já trabalhou com produtoras renomadas como Mantra Filmes e Ori Imagem e Som. Nina também desenvolve projetos de animação e ficção voltados para o público infanto-juvenil, destacando-se como produtora de impacto da série “A Turma do Portão Mágico”.

Ceci Alves – Responsável pela oficina de Roteiro Cinematográfico, Ceci é diretora da Candela! Produções e cineasta formada em Edição e Montagem pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, Cuba. Ceci também possui um Master 2 em Direção pela École Supérieure d’Audiovisuel, França, além de ser premiada documentarista e curta-metragista. Ela leciona no curso de Comunicação Social do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e já coordenou o Núcleo de Audiovisual do Jornal Correio.

Eurides Nascimento – Ministrante das aulas de Acessibilidade no Cinema, Eurides é uma defensora ativa da disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas periferias e idealizadora do Instituto Libras Mais Cultura. Especialista em produção audiovisual com foco em acessibilidade, Eurides também atua como tradutora e intérprete de Libras em contextos educacionais, midiáticos e culturais. Desde 2009, após se formar em Letras, Eurides dedica sua carreira à defesa da inclusão, com pesquisas focadas nos Estudos Surdos e na acessibilidade cultural.

Kelly Vilela – Responsável pelas atividades de Desenvolvimento Profissional em todas as oficinas, Kelly é graduada em Letras pela UNEB e especialista em Gramática e Produção de Texto. Atualmente, é técnica de Desenvolvimento Profissional no SEST SENAT Salvador e tem vasta experiência em educação e tutoria EaD. Kelly se dedicará a capacitar as participantes do projeto para o mercado de trabalho, promovendo desenvolvimento pessoal e profissional.

Inscrições e Participação:

As inscrições são gratuitas e estão abertas para mulheres residentes em regiões periféricas da Bahia. As aulas serão realizadas de forma totalmente online, garantindo acessibilidade para as participantes. O formulário de inscrição pode ser acessado através do link disponível nas redes sociais do projeto.

Apoio e Parcerias:

O projeto “Cinelab Blackout” foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. Essa iniciativa visa fortalecer a produção cultural e audiovisual no estado, especialmente em regiões que têm menor acesso a recursos e formação.

nscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWMFcB1i7XqeTaVLMtzR0ilMwQKT5TNjFgahvptD4LCEnk2A/viewform?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaaxATs–HMS1n7N4c87kCWu1oSwOVkUYplDCqLyoDkAzTZvf5zem8QF4zo_aem_xCLwOxT5YhNKbkCvN4H0HQ 

Mais informações em: contato@aworan.com.br

Mais informações e inscrições:

Link para inscrição disponível no perfil oficial do Instagram: @cinelabblackout.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *