Bethânia: A Rainha que Inspira e a Doutora que Encanta. Por Renato Queiróz
Maria Bethânia foi homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em uma cerimônia na Concha Acústica da universidade, em Fortaleza, com a presença de cerca de 3 mil pessoas. O título foi aprovado pelo Conselho Universitário em reconhecimento à sua contribuição para a cultura e política brasileira.
A cantora atravessou a Concha Acústica ao som de “Carcará”, cantada por Luiza Nobel, e foi conduzida ao palco pela pró-reitora adjunta de Cultura da UFC, Glícia Pontes, sendo aplaudida de pé pelo público. Bethânia agradeceu pelo carinho do povo cearense e destacou a importância de integrar arte e cultura ao ambiente universitário.
A UFC ressaltou em nota oficial que a homenagem valoriza os artistas que fazem a cultura brasileira e insere esses nomes no mundo acadêmico.
Bethânia, conhecida por sua excelência artística, coleciona merecidamente títulos, e recebeu mais este título com entusiasmo, agradecendo novamente pelo carinho do povo cearense e enfatizando a importância da arte e cultura na universidade.
A música “Carcará” foi composta por João do Vale e José Cândido. Ela se tornou um marco na carreira de Maria Bethânia quando a cantora a interpretou no espetáculo “Opinião” em 1965.
A canção, que fala sobre a resiliência e a luta pela sobrevivência no sertão nordestino, foi um sucesso instantâneo e ajudou a lançar Bethânia ao estrelato.
Sua interpretação intensa e emotiva de “Carcará” se tornou uma assinatura da artista, consolidando sua importância na música popular brasileira.
Renato Queiroz é professor, compositor, poeta e um apaixonado pela história da música,.
https://www.instagram.com/reel/DCaJqLIS2iW/?igsh=aTI1YTVzamgweTUw