Documentário filmado em Lençóis por Conceição Senna encerra o XVI Panorama Coisa de Cinema
O documentário “Brilhante” (2005), dirigido pela atriz e documentarista baiana Conceição Senna (1937-2020), grande homenageada do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, é o filme de encerramento da primeira edição virtual do festival. O longa será disponibilizado gratuitamente à 0h de amanhã (3/3) no site do Panorama e permanecerá acessível por 24 horas.
“Brilhante” aborda a relação criada, ao longo de 25 anos, entre a população de Lençóis e o filme “Diamante Bruto”, realizado em 1977 por Orlando Senna, companheiro de vida de Conceição. Para os moradores, o resgate da cidade após a decadência do garimpo teve início com o trabalho de Orlando, resultando na transformação do município em centro turístico nacional. Para assistir basta se cadastrar no site xvi-panorama.coisadecinema.com.br.
Com transmissão ao vivo, o anúncio dos premiados dessa edição terá início às 19h, no site do Panorama. A grande novidade é o Júri Popular, no qual o público pôde escolher seus filmes preferidos. Os escolhidos pelos júris Oficial e Jovem nas competitivas Baiana e Nacional receberão prêmios em serviços da Mistika, Naymar CiaRio, Griot, Bucareste Ateliê de Cinema, Nuno Penna, Marcelo Benedicts, Napoleão Cunha.
Uma realização da produtora Coisa de Cinema, o XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.