Profissionais indígenas do audiovisual ministram masterclasses gratuitas
O público poderá acompanhar três masterclasses gratuitas, com profissionais indígenas do audiovisual, em papos online com os membros da Gran Maître Filmes. Elas serão transmitidas no canal de YouTube do coletivo e produtora de cinema, dentro do “Gran Lab – Laboratório de Audiovisual”. Os encontros online começam nesta segunda, 8 de março, às 20h, sob o tema “Narrativa para curta-metragem de ficção”, com a participação
da cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual Graci Guarani.
As próximas aulas serão realizadas nos dias 16 de março, terça, com a documentarista e produtora audiovisual Olinda Muniz (Yawar), sobre “Etapas da produção para um curta-metragem de ficção”; e no dia 29 de março, segunda, com o diretor Takumã Kuikuro abordando “Captação de recursos e inscrição em festivais de cinema para um curta-metragem de ficção”, sempre às 20h.
Pertencente à nação Guarani Kaiowá, Graciela também é comunicadora e produtora cultural. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, sob mediação de Lucas Portela, ela falará sobre “Narrativa para curta-metragem de ficção”, passeando pela própria trajetória e obras que assinou. Uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no Brasil, tem um currículo que inclui direção e roteiro em 8 curtas metragens, a série de vídeo-cartas intitulada “Nhemongueta Cunha Mbaraete” (IMS/RJ), e codireção no longa “My Blood is Red” (Needs Must Film).
Próximos encontros
Olinda Muniz Wanderley, nome indígena e artístico Yawar, é jornalista, documentarista, produtora audiovisual, cineasta e produtora fonográfica. Ela ministra masterclass no dia 16 de março, às 20h. Pertencente às etnias Tupinambá, da terra indígena Tupinambá de Olivença (BA), e Pataxó Hãhãhãe, da terra indígena Caramuru-Paraguaçu do Sul da Bahia, onde mora. No cenário do audiovisual, trabalhou na produção local, e como assistente de produção, do filme “Uma Mulher, Uma Aldeia” (2017). No mesmo ano, dirigiu o curta-documentário “Retornar para Existir”, exibido na 6° edição “Cine Kurumin – Festival de Cinema Indígena”. Produziu seu primeiro longa-metragem, “Mulheres que Alimentam”, em 2018. Em 2020, lançou o filme “Kaapora – O Chamado das Matas”.
Cineasta, membro da aldeia indígena Kuikuro, Takumã Kuikuro vive na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu, e é responsável pelo último encontro, no dia 29 de março, segunda. Takumã é reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus filmes, com prêmios em vários festivais, como: “Festival de Gramado”, “Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, “Olhar de Cinema”, “Jornada Internacional de Cinema da Bahia”, “Festival de Filmes Documentário Etnográfico”, “Festival Presence Autochtone de Terres em Vue”. Recebeu o prêmio honorário “Bolsista da Queen Mary University London”. Em 2019, foi primeiro jurado indígena do “Festival de Cinema Brasileiro de Brasília”.
Projetos selecionados
Doze projetos de pessoas autodeclaradas negras e indígenas foram selecionados para participar de capacitações no campo da realização de curtas-metragens de ficção, em três eixos de conhecimento: Narrativa, Produção e Captação de Recursos. Os seguintes projetos participarão do processo de formação: “A Mulher de Rosa” (Iago Araújo); “Amiga Inconstante” (Henrique Vaz); “Antropofagia” (Ayala Aoli); “Diálogos com meu pai morto” (Luan Santos); “Dub Landing: Entre música, amor e guerra” (Eric das Virgens); “Eu nunca disse que te deixaria” (Raíssa Félix); “Feita Dinda” (Leandro Souza); “Medo do Escuro” (Tiago Rocha); “O Pesadelo” (Ana Zardiny); “Quilombolas e a Mandioca, Bicho do Mato” (Roberval Paiva); “Peles Cálidas” (Denis Martins); e “Sem título” (Inajara Diz).
Gran Lab – Laboratório de Audiovisual
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
“GranLab – Laboratório de Audiovisual” (online e gratuito)
Masterclasses gratuitas no YouTube (www.youtube.com/GranMaitreFilmes)
Mais informações em @granmaitrefilmes (Instagram).