Membros da Academia de Letras da Bahia participam de debate na FLICAN 2025, neste sábado (26)
O tema será ‘Universo do Sertão: Viagens, Imagens e Representações’
A Academia de Letras da Bahia (ALB) estará muito bem representada durante a Feira Literária Internacional de Canudos (FLICAN), que começa hoje (23), no município histórico de Canudos, Bahia.
No sábado (26), último dia do evento, às 8h, os Acadêmicos Aleilton Fonseca e Décio Torres Cruz participam da mesa ‘Universo do Sertão: Viagens, Imagens e Representações’, no espaço Ciranda de Palavras. Membro-correspondente da ALB, Dominique Stoenesco, da União Europeia de Escritores de Língua Portuguesa (UEELP), também fará parte do debate, de forma virtual.
“Vou falar sobre a origem da palavra ‘sertão’, os diversos sertões no Brasil e no exterior e suas diferentes representações na literatura brasileira e estrangeira, finalizando com a releitura da obra euclidiana, por Aleilton Fonseca”, explica Décio Torres.
Realizada anualmente desde 2019, a FLICAN acontece em diferentes espaços da cidade do sertão baiano, tendo como propósito apresentar, difundir e valorizar a literatura, em diálogo com outras expressões artísticas, através de conferências, mesas de conversa, encontros, concertos, lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, exposições, filmes e shows.
“A FLICAN é um encontro cultural muito importante, que reúne leitores, escritores, pesquisadores e artistas para celebrar a resistência dos sertanejos liderados por Antônio Conselheiro, assentados no Arraial do Belo Monte/Canudos, que enfrentaram as invasões militares em 1896-97, e lutaram pelo seu direito à terra, ao trabalho livre e à dignidade”, destaca Aleilton Fonseca, presidente da ALB.
Este ano, o evento presta homenagem ao fotojornalista baiano Evandro Teixeira, que faleceu no ano passado.
Foto em anexo de Décio Torres Cruz (Crédito: Ascom/ALB)
