Psicóloga de Salvador promove ação gratuita de Escuta Ativa e Acolhimento para mulheres vítimas de violência; ação é alusiva ao Agosto Lilás
A partir do dia 01 até o dia 31 de agosto, será promovida uma ação gratuita de Escuta Ativa e Acolhimento, voltada para mulheres vítimas de violência. A iniciativa, em alusão ao Agosto Lilás – mês dedicado à prevenção, alerta e denúncia deste tipo de agressão -, visa beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade, evitando o surgimento de traumas, dependência e transtornos emocionais, como ansiedade e síndrome do pânico nas vítimas.
Os acolhimentos serão feitos pela psicóloga clínica, idealizadora do projeto e especialista em traumas e em Terapia Cognitiva Comportamental baiana, Paula Marques, mas que oferece atendimento de forma virtual tanto no estado, quanto para pessoas residentes de outros países.
Serão disponibilizadas 31 sessões com escuta ativa, direcionamento, conscientização e estímulo ao autoconhecimento e ao autocuidado. “O intuito é evitar que essas mulheres se tornem reféns desta situação, criem dependência ou normalizem esses atos”, explicou a especialista Paula Marques.
Focada no atendimento à mulheres, sobretudo, em situações de vulnerabilidade, a psicóloga espera contribuir para ações de conscientização e apoio às vítimas – fortalecendo-as e encorajando-as para o ato da denúncia, já que dados da Central de Atendimento à Mulher (180) apontam para um aumento considerável do número de queixas sobre estes atos.
Somente em 2024, mais de 63 mil mulheres formalizaram denúncias na Bahia, através do canal, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Segundo a psicóloga Paula Marques, este dado, só desperta, nos profissionais da área, uma preocupação crescente sobre a temática – visto que, muitas mulheres nem mesmo chegam a esse passo da denúncia, tornando esse quadro ainda mais grave do que as estatísticas dão conta.
SERVIÇO:
Agosto Lilás: Ação Gratuita de Escuta Ativa e Acolhimento.
Data para agendamento: De 01 a 31 de agosto de 2025.
Formato: Virtual.
Agendamento: @psipaulamarques (através do direct).
