Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cooperação Internacional em Ciências e Culturas na Bahia em debate na Academia de Ciência da Bahia

3 minutos de leituraModo Leitura

No próximo dia 09 de setembro, terça feira, às 10 horas, acontecerá on line o seminário “Cooperação Internacional em Ciências e Culturas na Bahia” numa promoção da Academia de Ciência da Bahia (ACB). Estarão presentes Carlos Joazeiro, diretamente da Universidade de Heidelberg na Alemanha e António Novoa, direto da Universidade de Lisboa. A coordenação é de Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA e Acadêmico da ACB.

Nesse seminário online, aberto ao público, cada um dos convidados fará um relato em primeira pessoa da sua experiência acadêmica em suas viagens e permanências no no exterior de seu país de origem, destacando o quanto isso foi significativo para a sua formação. Serão analisadas as políticas de internacionalização, um movimento presente na academia em todo o mundo, buscando trazer essas experiências para a realidade científica, cultural e educacional da sociedade brasileira. Também serão tratados, em função da especificidade de um dos convidados as experiências em órgãos internacionais, como a Unesco.

Esse seminário é também a primeira atividade oficial de António Nóvoa como Acadêmico Correspondente da Academia de Ciências da Bahia, uma vez que ele foi eleito recentemente, no no mês de agosto passado.

Os convidados:
Claudio Joazeiro é professor de Biologia Molecular na Universidade de Heidelberg, Alemanha, e de Medicina Molecular no UF Scripps Research Institute na Flórida, Estados Unidos. Natural de Salvador, deixou a cidade em 1986 para cursar o Bacharelado em Ciências Biológicas no Instituto de Biociências da USP, onde concluiu também o Mestrado pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química. Em 1996, obteve seu doutorado em Biologia na Universidade da Califórnia, em San Diego, e de 1997 a 2000 fez pós-doutorado no Instituto Salk,. Cláudio Joazeiro tem trazidos grandes contribuições que aceleraram enormemente as pesquisas na área de Biologia molecular . Nos últimos 13 anos, publicou uma série de trabalhos influentes em revistas como Nature, entre muitas outras.

António Nóvoa é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, desde 2014, tendo sido Reitor da instituição entre 2006 e 2013. É Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desde 1996, tendo sido Embaixador de Portugal junto da UNESCO, em Paris, entre 2018 e 2021. António Nóvoa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève, em 1986 e Doutor em História pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2006. É Professor honorário do Instituto Politécnico de Macau, China (2018). É um intelectual público de grande relevância, com uma produção acadêmica intensa e diversa. Ele é autor de mais de 100 artigos científicos publicados em revistas de alto impacto internacional, incluindo periódicos brasileiros, além de quase uma centena de livros e capítulos de livros, muitos deles também publicados no Brasil.

Serviço:
Evento: Seminário online “Cooperação Internacional em Ciências e Cultura na Bahia”
Data: 09 de setembro de 2025, terça feira, às 10 horas
Promoção da Academia de Ciências da Bahia (ACB).
Coordenação: Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA e Acadêmico da ACB
Convidados: Carlos Joazeiro (Universidade de Heidelberg/Alemanha) e António Novoa (Universidade de Lisboa).
Evento ao vivo no canal oficial da Academia de Ciência da Bahia em
www.youtube.com/@academiadecienciasdabahia

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *