Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Seabra recebe terceira formação do projeto Trilha da Cultura para gestores e conselheiros municipais de cultura 

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

O evento reunirá a comunidade cultural dos territórios da Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Paramirim. 

Os interessados já podem fazer a inscrição

No dia 25 de setembro, Seabra sediará a terceira formação presencial do projeto Trilha da Cultura, voltada para gestores municipais e conselheiros de cultura. Com o tema “Culturalizando a Gestão Municipal”, o encontro vai aprofundar debates sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o Sistema Nacional de Cultura, reunindo participantes dos territórios da Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Paramirim, que juntos somam 84 municípios.

Gestores e conselheiros culturais terão a oportunidade de fortalecer sua atuação e ampliar os horizontes da cultura no seu território. O evento é gratuito, contará com certificação e as inscrições já estão abertas no link https://forms.gle/HJK9CZsi8iRmc4M87. O objetivo é capacitar profissionais, fortalecer a gestão cultural nos municípios e ampliar o acesso às políticas públicas de cultura na Bahia. Além disso, o encontro será um espaço de troca de experiências entre diferentes territórios, valorizando a diversidade cultural da Bahia.

A programação vai acontecer das 8h às 18h e terá a participação do Comitê de Cultura da Bahia, que também faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), vinculado ao Ministério da Cultura. A ação é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Agrário da Bahia (Idase-BA), em parceria com o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Seabra, com apoio de instituições e lideranças culturais da região.

Programação completa

08h30 – Credenciamento & Café de Boas-Vindas

09h – Abertura

09h15 – Mesa de Abertura

  • Shaolin Barreto (Trilha da Cultura)
  • Jailson Sena (Presidente do IDASE)
  • Oseas Marques (Escritório MINC/BA)
  • Representante do Comitê de Cultura da Bahia (PNCC/MINC)
  • Representante da Prefeitura de Seabra
  • Representante da Secult – Bahia
  • Representante do Fórum Nacional de Gestores Municipais da Cultura

09h30 – 1ª Formação: Gestão Pública de Cultura – Para que e para quem?

Facilitadores: Representante do Comitê de Cultura da Bahia e Alexandre Almeida de Aguiar – advogado e especialista em Direitos Culturais

12h30 – Intervalo para Almoço

14h – 2ª Formação: Descomplicando a Política Nacional Aldir Blanc

Facilitador: Shaolin Barretto

15h30 – Coffee Break

16h – 3ª Formação: Sistema de Cultura – Além do CPF da Cultura

Facilitador: Shaolin Barreto

18h – Encerramento

Trilha da Cultura

No total, o Trilha da Cultura oferecerá 10 cursos virtuais e 6 cursos presenciais em seis cidades da Bahia (já foram realizadas em Juazeiro e Jequié), abordando temas que incluem conceitos e dimensões da cultura, direitos culturais e marcos legais, Sistema Nacional de Cultura, Conselhos de Política Cultural e Planos de Cultura. O projeto é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase) e financiando por meio de emendas parlamentares para o Ministério da Cultura, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Mais informações @idase.ba e www.comitedeculturabahia.com.br 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *