Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Mesas com Vovô Ilê, Valéria Catarina e Bule Bule são destaques da Flilauro neste final de semana

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

A Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro) segue neste final de semana com uma programação que valoriza a memória, a ancestralidade e a cultura popular. Um dos pontos altos será neste sábado (13), no Cine Teatro de Lauro de Freitas, com a exibição do documentário “50 anos de Ilê Ayê – A Casa do Mundo”, às 8h. Logo em seguida, às 9h30, será realizada a mesa literária “Caminhos Ancestrais, Força e Legado”, com a participação de Valéria Catarina, Vovô do Ilê, além dos jornalistas Alexandre Lyrio e Sheilane Silva.

Vovô, fundador e presidente do bloco afro Ilê Aiyê, é reconhecido internacionalmente por seu trabalho na valorização da cultura negra no Brasil, sendo responsável por projetos como a Band’Aiyê, a Escola Mãe Hilda e a Escola Profissionalizante do Ilê. Já Valéria Catarina, autora do livro Mãe da Liberdade – A trajetória da Ialorixá Hilda Jitolu, é jornalista, mestra em Estudos Étnicos e Africanos e diretora-executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, atuando fortemente na defesa da identidade e dos direitos da população negra.

A programação de sábado também conta com atividades dedicadas ao público infantil na Flilaurinha. No Espaço Zé LivróRio, por exemplo, as crianças poderão participar de oficinas, contações de histórias, espetáculos e vivências artísticas que integram literatura, música e brincadeiras populares.

O domingo (14) reserva outro momento especial: às 9h30, na Tenda Yayá (Praça Matriz), o poeta, cantador e repentista Bule Bule, ícone da cultura popular nordestina, participa da mesa “Andanças, criação e arte”, ao lado da pesquisadora Silvana Carvalho.

A programação completa pode ser conferida no Instagram: @flilauro.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *