COATO Coletivo leva espetáculo e laboratório de experimentação artística a Barreiras de 22 a 27 de setembro
Ações artísticas integram o projeto Território Expandido: Arte Local e Global
O município de Barreiras será palco, entre os dias 22 e 27 de setembro, de uma programação intensa do projeto “Território Expandido: Arte Local e Global”, realizado pelo COATO Coletivo. A agenda reúne ações de formação, difusão e experimentação artística, incluindo o Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica com direito a partilha pública, a circulação do espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura” e a exibição do documentário “Retratos de Identificação”, movimentando espaços culturais e educativos da cidade.
A programação começa nos dias 22, 23 e 24 de setembro, com a realização do Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, sempre às 19h. Os participantes são convidados a explorar o conceito de Corpo-Arquivo, utilizando ferramentas acessíveis como celulares, projeções e sons ao vivo para transformar memórias em dramaturgia e o corpo em território de criação.
A vivência será conduzida por Danilo Lima, Mirela Gonzalez, Marcus Lobo, Bernardo Oliveira e Natielly Santos, integrantes do COATO, que compartilham práticas desenvolvidas pelo coletivo nos últimos 10 anos – pesquisa em performance, teatro e tecnologias da cena. Para participar do laboratório, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através de formulário disponível no perfil @coatocletivo no Instagram (link aqui – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbCJetbF1uV8i4XJPscX3bVLhGq9h81WXK9iiX2M67XMNsmA/viewform?usp=header).
No dia 24 de setembro, às 15h, a Casa Amarela recebe a exibição do documentário “Retratos de identificação”, com direção de Anita Leandro, audiovisual que dialoga com as abordagens dramatúrgicas do espetáculo “Arquivo 64/15”. O filme traz dois combatentes que lutaram contra a ditadura militar no Brasil que se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões, tiradas pela polícia. O passado retorna e, com ele, uma história de crimes perpetrados pelo Estado, até hoje, impunes.
Já nos dias seguintes, Barreiras será atravessada pela circulação comemorativa de dez anos do espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”, dirigido por Marcus Lobo. A peça retorna aos palcos em uma versão atualizada, revisitando memórias do regime militar (1964-1985) e conectando-as às tensões políticas contemporâneas. As apresentações acontecem no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, no dia 25 de setembro, às 19h30, e no Colégio Estadual Antônio Geraldo, no dia 26 de setembro, às 20h30, seguidas de rodas de conversa sobre memória, ditadura e democracia.
Encerrando a passagem do projeto pela cidade, no dia 27 de setembro, às 19h30, a Casa Amarela recebe a Mostra Artística Lab.Ex, momento em que os participantes do laboratório apresentam micro-performances autorais, resultado da imersão conduzida pelo COATO. A mostra se propõe a criar cartografias poéticas por meio de imagens, sons, objetos e gestos, compondo um mosaico de narrativas pessoais e coletivas.
O Território Expandido passa ainda por Cachoeira (outubro) e Salvador (novembro), reafirmando o compromisso do COATO com uma arte descentralizada, crítica e plural, capaz de aproximar comunidades e reativar vínculos afetivos entre diferentes territórios da Bahia. Fundado em 2013 na Escola de Teatro da UFBA, o COATO consolidou uma poética baseada na criação compartilhada, na hibridização de linguagens e no tensionamento entre arte e política.
Território Expandido: Arte Local e Global marca o fortalecimento da pesquisa continuada do COATO, reativa vínculos com os territórios que atravessam a origem e o percurso de seus integrantes, muitos deles vindos do interior da Bahia, e reafirma o compromisso do Coletivo com uma arte descentralizada, crítica e plural – que se faz entre o local e o global, entre o corpo e a história, entre o agora e a memória.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço – Território Expandido: Arte Local e Global em Barreiras
Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica
📍 Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho
📅 22, 23 e 24 de setembro – 19h
🔸 Inscrições: perfil @coatocoletivo no Instagram ou através do formulário virtual – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbCJetbF1uV8i4XJPscX3bVLhGq9h81WXK9iiX2M67XMNsmA/viewform?usp=header
Exibição de Documentário
📍 Casa Amarela
📅 24 de setembro – 15h
Espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”
📍 Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho
📅 25 de setembro – 19h30
📍 Colégio Estadual Antônio Geraldo
📅 26 de setembro – 20h30
Mostra Artística Lab.Ex
📍 Casa Amarela
📅 27 de setembro – 19h30
🔸 Entrada gratuita em todas as atividades.
