Nota de Falecimento – Roberto Leal Correia (1962-2025)
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do jornalista, escritor e editor Roberto Leal Correia, ocorrido nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2025. O funeral será realizado nesta terça-feira, 23 de setembro, a partir das 15h, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador.
Figura central na cena literária baiana e internacional, Roberto Leal foi editor da revista angolana de literatura Òmnira e presidente-fundador da União Baiana de Escritores (UBESC). Ao longo de sua trajetória, dedicou-se à promoção da literatura e à valorização de autores baianos, organizando o Intercâmbio Literário Internacional UBESC/Revista Òmnira com países africanos de língua portuguesa.
Graças a essa iniciativa, mais de 350 autores contemporâneos de diversas nacionalidades tiveram suas obras divulgadas em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Roberto Leal também atuava na formação de novos escritores, ministrando a “Formação Básica em Criação Literária” e a palestra “A Importância do Incentivo à Leitura no Ensino”, apresentadas em escolas, colégios e universidades, alcançando públicos de diferentes idades, no continente africano.
Como autor, publicou os livros: Cárcere de Poemas (Ed. Òmnira, 2000); Calô & Crônicas Feridas (Ed. Òmnira, 2018 – 4ª edição); Letras Pretas Cruas & Nuas (2019) e do Dicionário de ANGOLÊS(Ed. Òmnira, 2023).
Era membro da IWA – International Writers Association (EUA), curador do ENEB – Encontro de Escritores Baianos e fundador do Movimento Literário Kutanga, em Angola.
A literatura baiana, brasileira e lusófona perde, assim, uma de suas vozes mais ativas e incansáveis na difusão da palavra escrita.
