Coletivo Trippé apresenta o espetáculo ‘Janelas Para Navegar Mundos’ em Feira de Santana no Quarta que Dança 2025
Projeto da Funceb retorna após 10 anos ocupando espaços culturais de toda Bahia
O Coletivo Trippé segue na programação do projeto Quarta que Dança 2025, com apresentações gratuitas do espetáculo “Janelas Para Navegar Mundos” em diferentes municípios baianos. Após passar por Salvador e Juazeiro, o grupo se apresenta nesta quarta-feira (24) em Feira de Santana, no Centro de Cultura Amélio Amorim, às 19h. Promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), a iniciativa volta a ser realizada após 10 anos de pausa e busca fortalecer o encontro e a articulação da rede criativa da dança baiana.
Com uma proposta intimista, “Janelas Para Navegar Mundos” mergulha no diálogo entre a literatura ribeirinha e a dança, a partir das palavras de escritores do Vale do São Francisco e sua relação com a territorialidade. Em cena, a água é o elemento simbólico que se movimenta, traduzindo experiências dos habitantes da região e ressignificando olhares poéticos sobre o Sertão. Desde a sua estreia, em 2017, o espetáculo inclui mediação cultural em cada sessão, aprofundando o contato do público com a obra – prática que também está sendo realizada no Quarta que Dança.
As sessões do Trippé integram o segundo circuito artístico do projeto em 2025, que além de espetáculos, conta com mesas de debate, workshops e oficinas. Na data de apresentação, o coletivo também conduz o seminário “Potências de uma dança descentralizada”, às 16h, também no Centro de Cultura Amélio Amorim. Todas as atividades são abertas ao público, sem necessidade de inscrição e sujeitas à lotação dos espaços culturais.
Para o diretor do espetáculo, Adriano Alves, o retorno ao Quarta que Dança marca a trajetória do coletivo. “Tivemos a oportunidade de estar na programação quando o grupo era recém-criado, o que deu um gás para seguirmos no fazer artístico. Agora, prestes a completarmos 15 anos, retornar a esse lugar é muito significativo. E essa obra fala justamente sobre afetividade: sobre encontros, sobre estar junto com os outros e sobre os novos sentimentos”, afirma.
O projeto foi contemplado no Edital Quarta que Dança – Circuitos Artísticos 2025, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
SERVIÇO:
Espetáculo “Janelas Para Navegar Mundos” em Feira de Santana
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Pres. Dutra, 2222 – Centro).
Data: 24 de setembro (quarta-feira), às 19h.
Entrada gratuita.
Seminário “Potências de uma dança descentralizada”
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Pres. Dutra, 2222 – Centro).
Data: 24 de setembro (quarta-feira), às 16h.
Entrada gratuita.
