Programa para afroempreendedoras promove fortalecimento da gestão dos negócios a partir da identidade
Uma Trilha pensada para afroempreendedoras terá 2 dias de imersão e 60 horas de consultoria em marketing, vendas e finanças, com acesso gratuito. A Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico – Rede EMUNDE, em parceria com o SEBRAE Bahia e a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, lança no mês de outubro a segunda edição da Trilha Preta. Um programa de aprendizado e fortalecimento voltado exclusivamente para afroempreendedoras. Pensado para apoiar na gestão do negócio de mulheres negras que atuam em diferentes segmentos, oferecendo um percurso de formação e troca de saberes. A Trilha Preta será marcada por conteúdos como: Marca Pessoal, com a palestra internacional da angolana, Magnata Marleyh Selo, na modalidade virtual; e na modalidade presencial – Letramento Financeiro e Precificação com a Dra. Tania Bomfim; Sustentabilidade dos (Afro) Negócios; Oficina de preparação para o mercado; Oficina Somando Forças – Atuação em Rede e muito mais.
A Trilha acontecerá em dois dias presenciais na sede do SEBRAE Bahia, no Costa Azul, nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, das 9h às 13h. Além dos dois dias presenciais, as afroempreendedoras contempladas terão 60 horas de consultoria: 30 horas de marketing e vendas e 30 horas de Finanças e Precificação.
A proposta da metodologia desenvolvida na Trilha Preta é buscar a escuta reflexiva das raízes ancestrais das afroempreendedoras e potencializar seus negócios com ferramentas de gestão, sem perder o sentimento de pertença. As contribuições da Trilha Preta concentram-se em promover a integração das afroempreendedoras em rede, fortalecendo os laços de colaboração e apoio mútuo entre elas. Busca-se também ampliar o acesso dessas empreendedoras a mercados locais, nacionais e internacionais, favorecendo a expansão de seus negócios e a visibilidade de seus produtos e serviços.
A Trilha será uma oportunidade de pré-inscrição para a participação das afroempreendedoras na ExpoAfro 2025, prevista para o mês de novembro (06 a 09 de novembro). Além disso, propõe-se o fortalecimento da gestão dos negócios, com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras e na melhoria da comunicação, consolidando sua presença em espaços de troca, formação e protagonismo.
A Trilha Preta foi construída em parceria com SEBRAE e a UNEB, Instituto de Inovação Social e Sustentabilidade – YvY, Agô Empreende, Cative Públicos Estratégicos, Africanidade Afromeji e Laize Mercês – Empreendedorismo Digital.
Serviço:
O que: Trilha Preta – O jeito afro de fazer negócios!
Data: 29/10/2025 – 9h às 13h e 30/10 – 9h às 13h
Inscrições: Trilha Preta – O jeito Afro de Fazer Negócio! em Salvador – Sympla
Acesso: Gratuito Local: Sede do SEBRAE Bahia – Rua Arthur de Azevedo Machado, 1.225. Civil Tower – 19º andar – Sala de Inovação e Produtividade
