Exímio Gaitista, Brenoski estreia como cantor no single “Sombra e Água Fresca”
Canção anuncia nova fase do artista soteropolitano que é conhecido como exímio gaitista.
Gaitista com carreira de destaque na Bahia, o artista Brenoski Libertae (@brenoski.libertae) inicia nova fase como cantor e compositor com o lançamento do seu primeiro single autoral “Sombra e Água Fresca”. A faixa já está disponível (OUÇA AGORA) e convida o público à leveza e à contemplação. Com levada entre o country e o blues, a música combina harmonia relaxada e groove dançante, evocando o espírito das pausas necessárias em meio ao ritmo acelerado da vida. O single anuncia o álbum In Vitro que o artista planeja lançar em novembro.
O artista conta que a inspiração para Sombra e Água Fresca surgiu após uma apresentação da banda Houseband, grupo com o qual Brenoski tocou por anos, ao pôr do sol no Porto da Barra, em Salvador. O reencontro com os antigos companheiros e o clima espontâneo do show deram origem à melodia que, inicialmente instrumental, acabou ganhando letra e se tornando uma das faixas mais marcantes do álbum In Vitro.
Segundo Brenoski, “Sombra e Água Fresca é uma ode à pausa, à descompressão, à contemplação do simples no mundo, mesmo que por um momento efêmero”. Ele explica que essa é a música do disco com maior destaque para a gaita, com arranjo-tema e dois solos, o que considera “uma herança da sua origem instrumental”.
Entre o blues e o desejo de estar bem
Com influências que remetem ao duo novaiorquino Satan & Adam, a canção carrega o equilíbrio entre a introspecção e o movimento. Brenoski afirma que não há uma mensagem fechada, mas que a música reflete o desejo de estar bem.
O single representa um novo passo em sua trajetória, marcando a estreia do trabalho autoral como cantor e compositor letrista. “Sombra e Água Fresca captura uma essência do álbum, mas deixa bastante espaço para surpresas. Penso que seja uma boa porta de entrada para o experimento”, revela o artista.
Com uma carreira que inclui passagens por bandas como Príncipe Cansado, Zona Harmônica e Muddy Town, além da final no Festival de Música Educadora FM, Brenoski segue expandindo sua linguagem entre o blues, o country e a canção brasileira, reafirmando sua versatilidade e sensibilidade artística.
SOBRE BRENOSKI
Brenoski Libertae atua na cena soteropolitana de blues e música alternativa desde 2006, sendo conhecido como exímio gaitista. Com uma trajetória que cruza o blues, o rock alternativo e o country, ao longo de sua carreira o artista integrou as bandas Príncipe Cansado, H3O Harmônica Trio, Zona Harmônica e Muddy Town, além de participar ativamente dos projetos Papo de Gaita, idealizado pelo gaitista Luiz Rocha, e Música no Porto, atuando junto à banda Doug e os Estrangeiros.
Ex-baixista da banda de metal Gridlock nos anos 1990, migrou para a gaita influenciado por nomes como Little Walter, Lee Oskar e Hugo Díaz, desenvolvendo um estilo próprio — melódico, enérgico e profundamente expressivo. Participou de festivais como o Agosto do Blues (Cachoeira) e foi finalista do Festival de Música Educadora FM em 2019 com a música, “Tangerine Girl”. No mesmo ano lançou o álbum autointitulado Brenoski Libertae, com um repertório instrumental eclético que passeia por diferentes estilos (western, country, rock’a’billy, gypsy jazz, etc.). O álbum reflete a bagagem acumulada pelo artista em palcos e projetos em que atuou como gaitista na cena local de Salvador.
Em 2025, Brenoski lança “In Vitro”, seu primeiro disco autoral, em que se apresenta também como letrista e cantor, mergulhando em um blues contemporâneo com forte carga poética e existencial. O álbum será lançado em novembro de 2025.
Acompanhe em:
Instagram: @brenoski.libertae
Spotify: Brenoski Libertae
Youtube: /@BrenoskiLibertae
