Silvio Tendler ganha homenagem no Cineclube ALB, nesta quarta-feira (15)
Considerado um dos maiores documentaristas do Brasil, Silvio Tendler será homenageado nesta quarta-feira (15), na oitava edição do Cincelube ALB.
Coordenado pelos Acadêmicos Carlos Ribeiro e Décio Torres, o cineclube exibe ‘Castro Alves – retrato falado do poeta’, de 1999. Misto de documentário e ficção, o filme tem Bruno Garcia no papel de Castro Alves. A produção apresenta a luta do poeta baiano pela proclamação da República e pela abolição da escravatura.
Os convidados para debater o filme e toda a obra de Tendler são os Acadêmicos Aleilton Fonseca, presidente da ALB, e Edilene Dias Matos.
Morto em setembro deste ano, aos 75 anos, Silvio Tendler era conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos”, por retratar figuras cujos projetos foram interrompidos, como João Goulart, Juscelino Kubitscheck, Carlos Marighella e Glauber Rocha.
O diretor carioca realizou mais de 70 filmes e diversas séries, sendo um dos documentaristas de maior público do cinema nacional. Entre suas produções estão Os Anos JK (1980); O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981); Jango (1984); Tancredo – A Travessia (2011); Glauber o filme, labirinto do Brasil (2003); entre outros
O Cineclube ALB está sendo realizado no Goethe-Institut Salvador (Corredor da Vitória), às 16h. A entrada é gratuita.
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
