Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Caixa Cultural Salvador apresenta a Play Festival com exposição interativa, oficinas e intervenções artísticas.

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Programação gratuita traz a exposição interativa “Lugar Nenhum é Logo Ali” com obras de Vik Muniz, Marepe, Milena Ferreira, Mano Penalva, Lais Machado e Maxim Malhado

image.jpeg

Obra de Vik Muniz (Crédito foto: Vik Muniz Studio)

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, entre os dias 14 de novembro de 2025 e 8 de fevereiro de 2026, o Play Festival, uma plataforma livre de acesso às artes que, através das múltiplas linguagens e expressões artísticas, amplia percepções sobre educação a partir da cidade e suas diversidades. O evento está em sua segunda edição, sendo a primeira vez em Salvador, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

A programação é gratuita e conta com a exposição “Lugar Nenhum é Logo Ali”, além de rodas de conversa, oficinas e intervenções artísticas que conectam a arte, o público e o território. A abertura acontece no dia 14 (sexta-feira), a partir das 19h, com a presença de alguns artistas e da curadora e diretora artística Tathiana Lopes. 

A mostra reúne trabalhos dos artistas Vik Muniz, Marepe, Milena Ferreira, Mano Penalva, Lais Machado e Maxim Malhado. Ao todo são 18 obras, sendo quatro delas inéditas, comissionadas e criadas especialmente para esta mostra. Os trabalhos convidam o público a uma interação direta e lúdica. São instalações com diferentes texturas, materiais e objetos cotidianos que propõem que pessoas de todas as idades circulem, interajam, se desloquem e brinquem pelo espaço expositivo. 

Idealizado por Tathiana Lopes, o projeto nasceu no Rio de Janeiro e circulou em diversos territórios da cidade com instalações e intervenções urbanas, reunindo milhares de participantes.

Em Salvador, o Play reafirma sua vocação de ser um espaço de encontro e criação compartilhada, promovendo arte como ferramenta de educação, escuta e transformação social.

Exposição Lugar Nenhum é Logo Ali

Com concepção e curadoria de Tathiana Lopes, “Lugar Nenhum é Logo Ali” é uma exposição que propõe reflexões sobre o direito à cidade, à mobilidade social e cultural, e as tensões entre o acesso e o não acesso, a presença e a ausência. Os artistas transformam e ressignificam elementos do cotidiano — materiais, objetos e sensações presentes nas ruas em dispositivos artísticos.

“Esta edição tem como foco a exposição. Convidei artistas de diferentes gerações e com vivências distintas da cidade de Salvador. Suas obras, algumas emblemáticas e outras criadas especialmente para esta edição, convidam a uma interação direta e lúdica com o público. São instalações com diferentes texturas, materiais e objetos cotidianos, que vão propor que pessoas de todas as idades circulem, interajam, se desloquem e brinquem pelo espaço expositivo. E como coautores dessa experiência, se sintam provocados pelos questionamentos que esses trabalhos provocam – as tensões entre espaço público e privado, realidade e ilusão, presença e ausência, para refletir e imaginar outras formas de pensar e ocupar a cidade” comenta Tathiana Lopes.

Oficinas e Rodas de conversas:

No dia 15 de novembro, o público poderá participar de rodas de conversa, oficinas e visita mediada. Pela manhã, a partir das 10h, acontecem as oficinas presenciais “Abrindo Letras”, com o artista visual Maxim Malhado e “Das coisas que a terra não come”, com Milena Ferreira, a partir das 11h30. À tarde, a curadora Tathiana Lopes conduzirá o público para uma visita mediada a partir das 14h. As inscrições são gratuitas através do site da CAIXA Cultural Salvador.

A partir das 15h, será realizada a roda de conversa “Lugar nenhum é logo ali”, com a curadora Tathiana Lopes e os artistas Maxim Malhado, Laís Machado, Milena Ferreira e Mano Penalva. E a partir das 16h, ocorre a roda com tema “A cidade como território educativo”, com especialistas de diferentes saberes e áreas do conhecimento.

Outras informações sobre a programação estão disponíveis no site da CAIXA Cultural.

PLAY Lab – Formação e residência imersiva

Nesta edição, o PlayLab propõe um programa de formação em parceria com o Instituto Práticas Desobedientes, voltado a jovens artistas do Recôncavo da Bahia. A iniciativa transforma a montagem da exposição “Lugar Nenhum é Logo Ali” em um dispositivo pedagógico, no qual prática e reflexão se entrelaçam em um processo coletivo de criação.

Entre os dias 7 e 12 de novembro, três jovens artistas vinculados ao programa de bolsas do Instituto e a equipe educativa da CAIXA Cultural vão participar de uma residência imersiva, acompanhando de perto artistas convidados, a curadoria e as equipes técnicas durante todas as etapas de montagem e instalação da mostra.

SERVIÇO

[Artes Visuais] Play Festival – Exposição “Lugar Nenhum é Logo Ali”

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Abertura: 14 de novembro (sexta-feira), às 19h

Período de visitação: 15 de novembro de 2025 a 8 de fevereiro de 2026

Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h30

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Atividades formativas e performances: Dia 15 de novembro | Programação e inscrições no site da CAIXA Cultural

Informações: Site CAIXA Cultural| Instagram @CaixaCulturalSalvador

Telefone: (71) 3421-4200

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *