Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Meninas contam a Independência e encantam o público infantil na mostra “Elas (En) Cena”

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Encerrando a programação da mostra “Elas (En) Cena”, realização da Bole Bole Produções, o espetáculo “Meninas Contam a Independência”, da grupA – A Panacéia, sobe ao palco no dia 9 de novembro (domingo), às 11h, no Teatro Módulo, em Salvador. A peça convida o público infantojuvenil para uma divertida e emocionante viagem pela história das mulheres que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia. Logo após a peça haverá uma roda de conversa entre elenco, público e produção, inspirado no “Meninas Podem”, com foco em fazer as crianças reconhecerem o poder das mulheres na história e acreditarem em seu próprio potencial criativo e transformador. 

Misturando teatro e jogo, a montagem transforma o palco em um tabuleiro onde duas atrizes descobrem enigmas, enfrentam desafios e desvendam as trajetórias de heroínas como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica, a Cabocla e Urânia Vanério – esta última, representada pela voz da atriz mirim Marina Fidalgo, de nove anos. “Urânia era uma criança na época da Independência, e quisemos dar a ela novamente uma voz de menina”, explica Camila Guilera, que assina a dramaturgia ao lado de Ana Luisa Fidalgo.

Com direção de Lara Couto e realização totalmente feminina – reunindo 26 mulheres em todas as etapas do processo –, o espetáculo é fruto do projeto “Meninas Podem!”, que, ao longo de quatro anos, promoveu oficinas e vivências teatrais com meninas de 6 a 16 anos. O resultado é uma peça lúdica, sensível e potente, que alia arte, memória e representatividade.

Após circular por escolas, ONGs, hospitais e festivais dentro e fora da Bahia, “Meninas Contam a Independência” chega à mostra “Elas (En) Cena”, que tem patrocínio da Companhia de Gás da Bahia-Bahiagás e do Governo do Estado da Bahia,reafirmando o protagonismo das mulheres na arte e na história do país — e encantando o público com uma mensagem inspiradora: qualquer menina pode ser uma heroína.

Atuação: Camila Guilera e Márcia Limma

Participação especial: Marina Fidalgo (voz em off da menina Urânia)

Direção: Lara Couto

Dramaturgia:  Ana Luisa Fidalgo e Camila Guilera

Serviço
Mostra Elas (En) Cena

Espetáculo: Meninas Contam a Independência – da grupA (A Panacéia)

Realização: Bole Bole Produções – Vadinha Moura e Amanda Moura

Data: 9 de novembro (domingo)
Horário: 11h
Local: Teatro Módulo – Salvador

Logo após o espetáculo haverá roda de conversa com o público presente

Classificação: Livre
Ingressos: Sympla
Assessoria de imprensa: Doris Pinheiro

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *