Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Trace Fest Salvador 2025 traz Seun Kuti, Yan Cloud e celebra França/Brasil

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

De 5 a 8 de novembro de 2025, Salvador, na Bahia, sediará o Festival Nosso Futuro – França-Brasil, Diálogos com a África, um evento pulsante e comprometido que transformará a cidade em palco de grandes encontros entre a África, o Brasil e a França.

Aberto pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, na véspera da COP 30, o festival propõe uma ampla programação de exposições, shows, performances, fóruns, mostras de cinema, oficinas e experiências gastronômicas em diversos bairros da cidade.

No centro desse evento estará o Fórum Nosso Futuro – França-Brasil, Diálogos com a África, reunindo 300 jovens e lideranças da África, Europa e Brasil para debater os caminhos para uma cidade inclusiva e sustentável, com temas como justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e valorização das culturas afrodescendentes.

O Trace Fest Salvador 2025 integra oficialmente a programação artística do Fórum, como um dos momentos culturais de destaque do festival, celebrando a força das juventudes, a energia dos territórios e o poder das narrativas afro-urbanas. O evento reforça a vocação de Salvador como capital da cultura negra das Américas e símbolo de conexões afro-diaspóricas contemporâneas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 7 de novembro, a Praça Maria Felipa, vai sediar a segunda edição do Trace Fest, que contará com artistas que representam a cena afro-urbana contemporânea.

Entre os nomes já confirmados estão:

●         Ronisia (França/Cabo Verde): De Grigny pro mundo, é puro talento, voz e presença. Com hits como “Atterrissage”, “I Got U” e “Swipe”, ela mistura o groove afro-caribenho com a melodia do soul europeu;

●         Seun Kuti (Nigéria): Filho caçula de Fela Kuti, criador do afrobeat, Seun carrega o legado do pai com a banda Egypt 80, mantendo viva a fusão entre ritmos africanos, funk, jazz e mensagens políticas que marcaram gerações;

●         Pyroman & DJ Gustah (França/Brasil): Radicado no Brasil, Pyroman mistura rap político, afrofuturismo e batidas periféricas em um som que cruza continentes. Do Congo à França, do Brasil pro mundo. Com colaborações com Mano Brown e Edi Rock, ele é a ponte viva entre o rap franco-africano e a cena nacional. Ao seu lado, o paulistano DJ Gustah assina a trilha sonora da nova geração: produtor e engenheiro de som por trás de hits de Black Alien, L7nnon, Rael, Julian Marley, MC Hariel, Ludmilla, Cynthia Luz, Budah entre muitos outros! que se apresentam em um line-up vibrante e representativo das conexões afro-diaspóricas.

●         Yan Cloud (Brasil): Diretamente de Salvador pro mundo! Yan Cloud é um dos grandes nomes do afrobeats em ascensão no Brasil! Com uma mistura potente de afrobeats, amapiano, R&B, pagotrap e rap, ele vem deixando sua marca na cena há mais de 10 anos. De lá pra cá, ele coleciona feats com nomes como Rachel Reis, ÀTTOOXXÁ, Lazzo Matumbi, Rincon Sapiência, Larissa Luz, Zamba e Di Melo.

●         Italo Melo convia Nega (Brasil): Com apenas 23 anos, o baiano Ítalo Melo já mostra por que é uma das grandes promessas da nova música brasileira! Misturando romantismo urbano, R&B e influências regionais, ele chega com tudo no palco do Trace Fest.

●          BATEKOO (Brasil): chega ao Trace Fest com a força de quem transforma pista em protesto e celebração em revolução. Nascido em Salvador e hoje espalhado por todo o Brasil, o coletivo é referência em cultura afro-urbana, diversidade e resistência preta e LGBTQIAP+.

A escolha de Salvador é simbólica: berço da cultura negra brasileira e palco da primeira edição do Trace Fest em 2023, quando o evento reuniu 17 artistas locais e cerca de 1.000 pessoas, consolidando-se como importante plataforma de valorização da cultura afro-brasileira.

           SOBRE A TRACE BRASIL

A Trace Brasil é a divisão brasileira da Trace, plataforma global de entretenimento que celebra a cultura afro-urbana mundial. Com presença em mais de 180 países, a Trace promove artistas, criadores e expressões culturais da diáspora africana, conectando audiências globais por meio da música, arte e cultura.

Serviço

           Trace Fest 2025 com as bandas Rosinia, Seun Kuti, Yan Cloud e Pyroman & DJ Gustah, Italo Melo convida Nega e nos intervalos Batekoo

           Data: 7 de novembro de 2025

           Horário: a partir das 17h

           17h – Batekoo

           17:50h – Ítalo feat. Nega

           18:40h – Pyroman & DJ Gustah

           19:40h – Yan Cloud

           20:40h – Ronisia

           21:50h – Seun Kuti

           Local: Praça Maria Felipa, Bairro do Comércio, Salvador

           Entrada Gratuita

           Livre para todas as idades

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *