Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Instituto Eumelanina celebra o Dia Mundial do Hip-Hop e promove evento de mobilização para campanha em apoio a projetos.

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

O Instituto Social Eumelanina de Arte, Cultura e Educação, realizará no próximo sábado (15), o evento “Vamos celebrar o Hip-Hop”, uma iniciativa voltada para celebrar o dia Mundial do Hip Hop (comemorado no dia 12 de novembro), e arrecadar recursos para a campanha “DiKebrada a gente avança”, que busca garantir a manutenção dos projetos da instituição destinados as juventudes que vivem nas periferias de Salvador.

O evento será realizado a partir das 9h da manhã, na Quadra de Tubarão, em Paripe, com atividades que envolvem o Cypher Dance, mic aberto, muito som e live paint, além de ser um espaço para que os artistas possam criar suas artes, apresentar ao público, e posteriormente revertê-las para apoiar as ações do Instituto em 2026.

As ações promovidas pelo Instituto são fundamentais para a sociedade, porque utilizam a cultura hip-hop como uma ferramenta de transformação social nas periferias de Salvador, levando acolhimento, conhecimento, ancestralidade, respeito e comprometimento para ampliar as possibilidades de futuro dos jovens participantes.

Atualmente, mais de mil pessoas foram impactadas diretamente pelas ações do projeto e 17 estados do país foram beneficiados com as atividades realizadas. No ano de 2025, mais de 100 profissionais foram contratados e dezenas de ações desenvolvidas para a população.

O Instituto Eumelanina, fundado em 2017, atua diretamente na promoção de estratégias para garantir novos futuros para os jovens periféricos e ampliar suas possibilidades, utilizando a arte como a sua ferramenta principal de transformação.

“Manter uma instituição como o Instituto Eumelanina não é simples, mas é essencial. Nós acreditamos que a arte e a cultura são caminhos reais de transformação para a juventude preta e periférica. Cada projeto que realizamos é uma semente de futuro plantada nas quebradas e essa campanha é sobre garantir que esses sonhos continuem acontecendo”, afirma Udi Santos- Coordenadora Geral do Instituto.

Com o objetivo de levantar recursos para os trabalhos de 2026, a associação lançou a campanha “Di Kebrada a Gente Avança”, onde a população pode contribuir com qualquer quantia. 

Além da ajuda financeira, também é possível doar materiais, móveis e equipamentos, como computadores, mesas, cadeiras, instrumentos musicais e caixas de som para que as atividades possam acontecer.

Os profissionais que desejam colaborar com a causa também podem contribuir oferecendo seus serviços, como designers, fotógrafos (as), psicólogos (as), advogados (as), artistas e qualquer especialista em diferentes áreas para somar esforços na promoção e fortalecimento da juventude periférica.

Há 8 anos o Instituto Eumelanina segue fortalecendo a juventude periférica da Bahia, criando novas possibilidades de futuro, construindo uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva utilizando o hip-hop como ferramenta principal.

Faça parte desta jornada tão importante que leva arte, cultura e educação para os jovens das periferias de Salvador. Para realizar as doações é preciso entrar em contato com a associação por meio do perfil no instagram @institutoeumelanina.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *