Exposição inédita e interativa Artelligent pode ser visitada até o dia 30 de novembro
Inédito no Brasil, Festival propõe uma experiência imersiva com obras de artistas nacionais e internacionais, debates, oficina e visitas guiadas
A CAIXA Cultural Salvador apresenta o ARTELLIGENT – Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial, uma experiência imersiva a partir da exposição que segue aberta para visitação até 30 de novembro. Este é o primeiro evento no Brasil inteiramente dedicado à interseção entre arte e Inteligência Artificial (IA), trazendo obras de artistas nacionais e internacionais.
O ARTELLIGENT se estrutura sobre o tripé arte-ciência-educação, reunindo artistas, pesquisadores e pensadores de diferentes países e áreas do conhecimento. A proposta vai além da contemplação visual. O Artelligent convida o público a vivenciar experiências sensoriais e estéticas, mediadas por tecnologias emergentes, além de levantar discussões de como a IA pode ser mais inclusiva e usada para dar voz a comunidades marginalizadas.
“Salvador, com sua história de resistência e sua forte cultura afro-brasileira, oferece um ponto de vista único para explorar os dilemas éticos, sociais e criativos da IA. A cidade eleva o Artelligent a um nível de relevância que vai além de uma simples mostra de arte, transformando-o em um debate cultural e tecnológico profundo sobre o futuro da criatividade”, afirma Micaelle Lages, coordenadora geral e cofundadora do projeto.
Exposição inédita no Brasil
O Artelligent é um marco inédito no cenário cultural brasileiro. Com curadoria de Francisco Barretto e Marília Pasculli, a exposição terá 94 dias de visitação, com foco exclusivo na produção artística mediada por IA. Foram recebidas 85 obras de 10 países – incluindo Alemanha, China, EUA, Emirados Árabes, Israel e Brasil – em chamada pública internacional.
As 26 produções selecionadas exploram diferentes linguagens, como instalações audiovisuais, performances, esculturas digitais, literatura algorítmica, música generativa e experiências interativas que se transformam em tempo real conforme a presença do público.
Além de utilizarem a inteligência artificial como ferramenta, os trabalhos propõem refletir sobre: como pensar com máquinas? Como criar com algoritmos? O que é arte em tempos de automação criativa? Em meio às obras, temas como ancestralidade afro diaspórica, identidade queer, vigilância digital, colapso climático e mitologias tecnológicas ganham novas camadas de leitura e provocação estética.
“A presença do Artelligent em Salvador amplia também o diálogo sobre como a IA pode preservar, reinventar e democratizar o patrimônio cultural, especialmente em contextos historicamente marginalizados”, afirma o curador Francisco Barretto.
Entre as obras da mostra, estão “CYBERMARINUM”, aquário interativo da artista computacional paulista Suzete Venturelli; “Práticas Deceptivas N.5”, escultura robótica biomimética de Marilia Bergamo, artista computacional brasileira que atualmente trabalha na Austrália; “Górgonas”, de Fernando Velázquez, artista, curador e pesquisador uruguaio radicado em São Paulo. Além de obras locais, como “MARGINADOS” de Mateus Morbeck (Bahia) e obras internacionais como “Asombro (Awe)” de Sebastián Verea (Argentina) e “Between Two Identical Memories” de Evgenika (Ucrânia).
Serviço:
[Artes Visuais] ARTELLIGENT- Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Datas: de 29 de agosto a 30 de novembro de 2025
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h30
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram @CaixaCulturalSalvador
Telefone: (71) 3421-4200
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
