Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Plataforma de educação para mulheres profissionais da música busca contribuir para equidade de gênero do setor no país

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Acesso ao conhecimento técnico e prático, conexão com profissionais do mercado, oportunidades e premiações em um ecossistema exclusivo às mulheres da música. Essa é a proposta da recém-lançada Plataforma Som Por Elas (clique aqui), idealizada pelas empresárias e jornalistas baianas Beatriz Almeida e Joyce Melo, construída por dezenas de mãos femininas com um objetivo principal: contribuir para a equidade de gênero do setor no país.

“Mulheres não acessam oportunidades, contatos e conhecimentos estratégicos no Music Business, sobretudo as mulheres nordestinas e baianas. Desse modo, a Plataforma Som Por Elas é pioneira e surge com o objetivo de acelerar o crescimento e digitalização de projetos musicais femininos de todos os gêneros, de forma a proporcionar segurança, dignidade, compromisso, protagonismo feminino e transparência fonográfica para artistas mulheres”, explica Joyce Melo, diretora executiva da Som Por Elas.

A plataforma que chega agora ao mercado é um produto da Som Por Elas, frente de educação e também selo musical da Pagode Por Elas, projeto da dupla voltado especificamente para mulheres do pagode baiano, unindo uma plataforma de conteúdo e projetos que reposicionam narrativas sobre mulher, música, pagode e Bahia. “A ausência de protagonismo feminino no pagode baiano nos motivou a fazer o trabalho de conclusão da faculdade sobre o tema. Desse trabalho surgiu um negócio, uma empresa que agora tem diversas ramificações, sempre focando em gestão de carreira, desenvolvimento artístico e comunicação musical”, completa Joyce.


As artistas interessadas têm acesso a diversas trilhas de conteúdo na Plataforma Som Por Elas que vão desde os primeiros passos na carreira musical, passando por identidade e conceito artístico até distribuição musical e venda de shows. Entre os nomes que ministram os cursos estão o produtor e gestor cultural Ziati Comazi, a produtora cultural e artística Ana GB, a produtora e diretora criativa Anne Rodrigues, a cantora e produtora musical Lívia Nery e a responsável pelo marketing digital do cantor Leó Santana, Madu Abreu. 

“Antes do lançamento oficial, fizemos um período teste disponibilizado gratuitamente para 50 mulheres, com o objetivo de coletar feedbacks e aperfeiçoar o produto para o lançamento de vendas. Do total, quatro foram premiadas com uma jornada para aceleração da carreira, incluindo produção de um single, ensaio fotográfico, visualizer e planejamento de comunicação do lançamento musical. Essa fase foi fundamental para o que agora está pronto para o mercado”, explica Beatriz Almeida, que é a diretora de projetos da Som Por Elas.

Umas das contempladas da fase teste foi a cantora, compositora e dançarina baiana Neftara, ela revelou como foi participar da iniciativa.”Participar da jornada na Plataforma Som Por Elas foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Aprendi sobre diferentes aspectos do mercado da música, sobre planejamento de carreira e, principalmente, sobre a importância da união e da representatividade feminina dentro do setor. Foi um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento, que me inspirou profundamente”, declarou..

Os 11 cursos disponíveis na plataforma já podem ser adquiridos e custam R$897 por ano, ou R$91,28 mensais. “Criamos uma estrutura sustentável para o negócio e, ao mesmo tempo, conseguimos disponibilizar conteúdos de alto valor, que farão muita diferença na carreira dessas artistas a valores acessíveis. Estamos falando apenas do início da nossa jornada, temos projetos grandiosos a serem realizados nos próximos anos”, finaliza Beatriz.

O desenvolvimento da Plataforma Som Por Elas foi possível através do edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Fotos; Beatriz de Paula 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *