Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Agência baiana assina ação nacional em turnê de despedida de Gilberto Gil — veja

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

“Performáticos” podem ser vistos no show que o baiano realiza neste sábado (20) na Arena Fonte Nova, em Salvador, e nos dias 21 de março, em Belém, e 28 de março, em São Paulo

Produtora baiana com atuação em frentes como teatro, audiovisual e shows musicais, a Viva Agência de Ideias é a empresa por trás de uma ação que tem emocionado os fãs de Gilberto Gil na turnê “Tempo Rei”, que marca a despedida do músico dos palcos e tem rodado o país. Em “Performáticos”, o público de cada cidade é recepcionado por sete artistas vestidos com figurinos inspirados nos discos de Gil, com performances que envolvem dança e uma viagem pelo tempo na discografia do baiano.

A ação é uma ativação da marca Banco do Brasil. Convidada pela empresa Monumenta, de Brasília, para criar algo que representasse as diferentes décadas ou fases de Gil, a equipe da Viva Agência de Ideias transformou sete capas de álbuns de Gilberto Gil — uma por década — em sete figurinos exclusivos. A Viva convidou um coletivo de artistas baianos, que desenvolveu a ação através de uma imersão profunda na história artística de Gil, chegando à ideia final de transformar as capas icônicas em figurinos. 

“A gente tem ativado essa ação do Banco do Brasil no país todo. Começamos por Salvador, onde a turnê estreou, com uma base de artistas baianos na criação e execução. Essas capas foram ganhando forma, ganhando vida, e quando as pessoas se encontram com essas imagens se emocionam, porque é um show muito para os fãs”, destaca Paula Hazin, nome à frente da Viva e que faz a direção geral e artística do projeto.

Entre as capas recriadas estão as dos discos “Gilberto Gil”, de 1968, “Realce”, de 1979, “Extra”, de 1973, “Parabolicamará”, de 1991, “Kaya N’Gan Daya”, de 2002, “Fé na Festa”, de 2010, e o último inspirado na própria turnê, “Tempo Rei”, de 2025. “Pelas praças por onde tem passado, os Performáticos levam ainda mais beleza à turnê Tempo Rei, gerando imagens, depoimentos e envolvimento do público, sendo assim possível ver as pessoas abraçando Realce, tirando foto com Kaya, dançando e cantando com Fé na Festa, revendo Gil 68, conectando-se diretamente com Parabólicamará”, pontua José Maurício Bittencourt, que assina a coordenação da iniciativa. 

A direção de arte é de Erick Saboya, figurino de Mauro Braga, croquis de Marina Pessoa, seleção e direção de elenco de Diogo Lopes Filho e produção de André Ricardo Almeida Ribeiro.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *