Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Troféu Deusa do Ébano reverencia a dança, o sagrado e o feminino

2 minutos de leituraModo Leitura

Rainha do Ilê Ayiê 2026 vai receber a escultura criada pelo artista Aless Teixeira

No dia 17 de janeiro acontece a 45ª Noite da Beleza Negra, quando será escolhida a próxima Rainha do bloco afro Ilê Aiyê. Este ano, 15 candidatas disputam o título de Deusa do Ébano 2026. A vencedora receberá a coroa da atual Rainha, Lorena Bispo, numa cerimônia que acontece na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, e que mistura emoção, alegria, tradição e ancestralidade. Além disso, a vencedora receberá também o troféu Deusa do Ébano, uma peça exclusiva assinada pelo escultor Aless Teixeira.

São três esculturas (para o primeiro, segundo e terceiro lugar) feitas em latão com detalhes em cobre com tamanhos que variam de 20 a 35 cm. Segundo o artista, a concepção desta obra nasceu do diálogo com a diretoria do Ilê Aiyê, cujo propósito na Noite da Beleza Negra transcende a mera exposição estética. “É uma celebração à mulher como o pilar central da sociedade africana: a figura da Grande Mãe. Ela é a força catalisadora de uma comunidade que, outrora organizada em tribos, hoje se amplia em uma sociedade complexa e pulsante”, diz.

Aless Texeira também se inspirou na dança como a expressão máxima dessa valorização. Uma linguagem que agrega a simbologia da alegria, da sensualidade e do sagrado. “A escultura materializa esse movimento: uma figura feminina que representa a Deusa, vestida em trajes longos e fluidos. Sua postura evoca um passo de dança tradicional apontando para o Orun (o céu ou plano espiritual), gesto que simboliza a elevação e um profundo agradecimento a Olódùmarè”, explica o artista. Desde 2014 ele produz os troféus da cerimônia.

No Carnaval de 2026 o tema que vai conduzir o “Mais Belo dos Belos” é Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá. A escolha da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê 2026 é uma realização da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e do Governo Federal, com produção da Caderno 2 Produções e da Central Black de Entretenimento. Patrocínio da Belov, por meio da Lei Rouanet e da Bahiagás. Apoio da Prefeitura de Salvador através do Procultura, da ITS Brasil, Macaco Gordo e TVE Bahia.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *