Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba se consolida como palco do verão com ensaios dos blocos Cortejo Afro e Olodum
Espaço no Centro Histórico lota semanalmente e integra a programação do projeto Verão da Bahia – Um Estado de Alegria
A Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba desponta como um dos principais palcos do verão de 2026 em Salvador ao sediar os ensaios semanais de dois dos maiores blocos afro da cidade: Olodum e Cortejo Afro. Na segunda edição da Terça da Bênção do Olodum neste ano, o público voltou a lotar o espaço, celebrando ao som do samba-reggae e de sucessos que atravessam gerações.
Os ensaios do Olodum figuram entre as atrações mais concorridas da estação. Com ingressos esgotados já na primeira semana, a apresentação desta terça-feira não foi diferente. A banda subiu ao palco pontualmente às 20h e apresentou a nova música de trabalho, “Ginga Olodum”, em parceria com a Baiana System, além de clássicos que marcam mais de 40 anos de trajetória do grupo.
Entre os convidados da noite estiveram Beto Jamaica e Compadre Washington, da banda É o Tchan. O grupo retorna ao palco da praça nos dias 21 de janeiro, ao lado da banda Cheiro de Amor, e em 4 de fevereiro, em show solo. “Essa praça, que agora leva o nome de Neguinho do Samba, é bonita e acolhedora. Podem esperar duas edições especiais, com a nossa energia. Espero todo mundo aqui para segurar o Tchan”, convidou Compadre Washington.
Beto Jamaica destacou o diferencial arquitetônico e simbólico do espaço, especialmente a relação das escadarias com o público. “Esse espaço chegou para ficar. Só de descer a escada já é uma celebração. Quando a gente vê esse mar de gente cantando junto, vivendo a vibe do Carnaval da Bahia, do Olodum e da Praça das Artes Neguinho do Samba, é maravilhoso”, afirmou.
Na sequência, Gilmelândia animou a plateia com “Bate Lata”, um dos maiores sucessos da Banda Beijo. A cantora ressaltou a importância da reocupação cultural do Pelourinho e da revitalização dos espaços públicos do Centro Histórico. “Sempre que alguém vem a Salvador, eu faço questão de trazer ao Pelourinho para mostrar nossa história. Ver esse cuidado, essa revitalização, trazendo artistas da Bahia e o Olodum, que representa a nossa história para o mundo, dá um orgulho imenso”, declarou. “A Bahia é isso: música e povo ocupando os espaços públicos”, completou.
Nesta quinta-feira (15), dia da tradicional Lavagem do Bonfim, a programação segue com o cantor O Kanalha, que sobe ao palco da Praça das Artes a partir das 19h, acompanhado dos convidados Léo Santana e Daniela Mercury.
A programação de verão da Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba integra o projeto Verão da Bahia – Um Estado de Alegria, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), em parceria com unidades vinculadas, como o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), responsável pela administração do espaço.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Quinta – 15.01
19h – O Kanalha convida Leo Santana e Daniela Mercury
Sexta – 16.01
19h – Samba Trator e Omo Obá
PROGRAMAÇÃO DE 19 a 23 DE JANEIRO
Segunda – 19.01
21h – Cortejo Afro
Terça – 20.01
19h – Olodum
Quarta – 21.01
19h – Cheiro de Amor + É o Tchan
Quinta – 22.01
19h – Ensaio do Araketu
Sexta – 23.01
19h – Samba Trator e Omo Obá
Por Alexa Santa Rosa/ Ascom IPAC
FOTOS: Fernando Barbosa/IPAC
